O mundo de Sofia (Cap. III)

O mundo de Sofia – Os Mitos – Cap. III

A mitologia servia, e ainda serve, para explicar fatos da natureza por não haver a preocupação em explicações mais racionais, o povo estava satisfeito com o fato de a natureza agir conforme ordenavam seus deuses, por capricho deles, uma hora por castigo ao povo, noutra pelo povo ter se comportado bem e ter feito oferendas para agradá-los ou acalmá-los.

São muitas as histórias mitológicas de vários povos e nesse capítulo do livro Sofia é apresentada ao mito do deus Thor em uma de suas histórias e lendas.

Isso, lenda, conto, ficção, mentira, irracionalidade, controle de pessoas e comunidades, da sociedade em geral, para isso existiam muitos deuses e mitos, com suas variadas explicações e referências para que o povo se orientasse.

Todo povo tem sua mitologia, no Brasil temos muitos mitos, o saci, a mula sem cabeça, deuses mitológicos como Tupã, lendas como da Iara e assim por diante.

A mitologia nada mais é do que uma explicação irracional de um fato da natureza, ou de outra coisa, quando não usamos a racionalidade.

Os mitos nada mais são do que fantasias de supostos heróis e vilões numa briga eterna onde os humanos servem para adorá-los.