LANÇAMENTO DO LIVRO TANTO MAR ENTRE NÓS

100 anos depois do Manifesto Antropofágico na Semana de Arte Moderna Brasileira, tenho o prazer de anunciar o lançamento da primeira antologia TANTO MAR ENTRE NÓS.

Aqui vou contar a história do livro e um pouco dos bastidores.

Quando fui convidado a publicar na Revista Inominável de Lisboa em 2017, criamos a coluna de poesia TANTO MAR ENTRE NÓS e tive a oportunidade de representar o elo poético entre Brasil e Portugal durante 2 anos. A Revista Inominável, sob a coordenação de Maria Alfacinha e Ana C. Borges, circulou nas plataformas digitais até 2019 e depois disso o projeto, infelizmente, teve de ser arquivado. Foi nesse momento que reivindiquei o nome da coluna e criei um grupo no facebook para dar continuidade à proposta de, humildemente, fazer ponte entre autores dos dois lados do oceano e sua produção em verso e prosa. Eis a origem da antologia TANTO MAR ENTRE NÓS que agora sai no formato de livro impresso pela Editora Penalux com lançamento e distribuição previsto para julho deste ano.

A publicação de uma antologia é oportunidade para que o leitor tenha acesso à produção e o universo inventivo de vários autores. A primeira antologia TANTO MAR ENTRE NÓS é um recorte significativo do que se tem produzido na literatura contemporânea em língua portuguesa. Nessa obra múltipla, o leitor estabelecerá diálogo com escritores e escritoras de diferentes estilos, poemas e contos com suas variações linguísticas inerentes ao lugar de fala de cada autor/a já que foram respeitadas as diferentes formas de acentuar o léxico nos países de origem (Brasil – Portugal – Angola). O leitor terá em mãos vasto oceano para mergulhar em universos particulares, na variedade de temas, nos enfoques discursivos e na modelagem estética ampla que compões o mosaico textual que é TANTO MAR.

2020 é um ano Sui generis, diferente em vários aspectos discutidos a exaustão, sem perspectiva de final feliz dado a enorme perda de vidas por causa da pandemia. Mas podemos, e isso paradoxalmente estimula nossa fé nas ciências, celebrar pequenas vitórias - certamente a realização desse projeto é uma delas.

Como se levantássemos âncora para partir nessa aventura, a arte da capa feita Regina Di Franca desagua sobre a composição da obra reforçando o convite a navegamos o TANTO de MAR que há ENTRE NÓS. Eu acredito que a literatura é a alma das ciências e a Poesia é o coração da Literatura; na unidade da língua portuguesa, vasto oceano onde habitamos, marcamos esse encontro dos leitores com (autores em ordem alfabética):

CARLOS DE ASSUMPÇÃO

EMA MACHADO

HELENA SOUZA

JOÃO APOLINÁRIO DALANGO SEBASTIÃO (Angola)

JESSICA KAUANA DE BASTOS

JOSÉ MANUEL SERRADAS (Portugal)

LUÍS FELIPE ASCELINO

MALIK (Portugal/Açores)

MARCO AURÉLIO VIEIRA

PATRÍCIA MAIA NORONHA (Portugal)

RODRIGO BRO

ROSINEI LAMAS

TÂNIO SAD PERES CORRÊA NEVES

TÁRCIA CAIRES SAAD

VITOR LUAN SIDONIO RODRIGUES.

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 11/06/2020
Código do texto: T6974382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.