Inicialmente, proposto conceitualmente e sistematizado com o nome de "Método Corpoanálise" para significar "um método de análise hermenêutica do corpo, cujos movimentos se formam e se desenvolvem pelos submétodos interconexos de corpocepção, corpodialogia e corpografia; não se trata de visão reduzida de possíveis três submétodos de coleta de dados, mas três submétodos de paginação e compaginação de memórias, memórias de vida ou memórias de corpo".

A partir de 2017, pesquisas institucionais e devidamente cadastradas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo têm sido desenvolvidas pelo autor e coordendor das mesmas para a sistematização da CORPOANÁLISE como teoria e método para o estudo de individuais e coletivas trajetórias e memórias de corpo.

O conceito de "trajetórias e memórias de corpo" foi proposto e sistematizado por Carlos Roberto Fernandes, entre 2001 e 2003, no âmbito do mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.


_______________
-FERNANDES, Carlos Roberto. Corpoanálise. In: ________. Violência moral na Enfermagem. Goiânia: AB, 2007; ps. 71-80.

-FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de; FERNANDES, Carlos Roberto; TONINI, Teresa; PASSOS, Joanir Pereira; LEITE, Josête Luzia; SANTOS, Iraci dos; QUELUCI, Gisella de Carvalho; ARAÚJO, Sílvia Teresa Carvalho de. Corpo e cuidados fundamentais: condutas clínicas na saúde e em seus desvios. In: FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de; MACHADO, Wiliam César Alves (coordenação). Corpo e Saúde: condutas clínicas de cuidar. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2009; p. 403-451.

-FERNANDES, Carlos Roberto. Fundamentos do processo saúde-doença-cuidado. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2010; p. 435
Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 08/06/2020
Código do texto: T6971559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.