Resenha Bibliográfica REUTER, Yves. Introdução à Análise do Romance. Martins Fontes: São Paulo, 2000

Resenha Bibliográfica

REUTER, Yves. Introdução à Análise do Romance. Martins Fontes: São Paulo, 2000.

Por: Bognar Ronay

Dedicado a estudantes (principalmente do Curso de Letras) interessados em construir conhecimento de qualidade, Introdução à Análise do Romance, de Yves Reuter aborda aspectos do concreto e o imaginário através da arte verbal, sendo ela um dos meios que o homem se vale para conhecer a realidade. Esta resenha se atém as primeiras quarenta e cinco páginas, estruturada em quatro capítulos: os três primeiros esboçam sobre a evolução do romance na história e o quarto, os principais componentes da narrativa.

O capítulo um trata sobre o romance e a escrita, o autor nos transporta para o século XII expondo censuras que o romance foi vítima e por isso em diversas obras, a elipse de autoria ou pseudônimo, são características que perduraram até o sec.XVIII. O desenvolvimento do romance está estreitamente ligado ao progresso da escrita. Somente na segunda metade do século XIX ele alcança a progressão e no final desta fase, adquire forma literária dominante.

O capítulo dois expõe as transformações que o romance sofreu diante dos conflitos nos séculos XVI e XVII, que contribuíram com grande valia para o avanço da escrita e consequentemente o dos escritores. Entretanto, perdurava a dúvida na construção da obra por causa da censura. O capítulo três trata da personagem e sua descrição, antes era limitada e reduzida, somente no século XX ela passa a um grande nível de complexidade tornado-se mais heterogênea e com diversas possibilidades de transformações.

Com uma síntese sobre enunciado e enunciação o autor inicia o capítulo quatro, realça também os principais elementos da narrativa e suas distinções. Mostra que o autor é aquele que existe ou existiu e compôs a obra, o narrador é uma pessoa fictícia escolhida pelo o autor para contar a história. Tanto o narrador quanto o narratário podem estar implícito ou explícito e possuem a mesma substância. Ficção é o universo criado pelas palavras, e referentes são os elementos que existem fora do texto. Conclui o autor, sugerindo aplicações práticas para uma análise consistente. A importância desta obra da-se pelo fato de conter princípios necessários para interpretação e análise do romance desde a teoria até apropriação deste conhecimento. Estes conteúdos a caracteriza relevante para os estudos linguísticos e literários.

WagnerSouza
Enviado por WagnerSouza em 31/05/2020
Código do texto: T6963134
Classificação de conteúdo: seguro