Resenha Bibliográfica CARLOS ALBERTO FARACO... (et al) A relevância social da linguística linguagem, teoria e ensino: São Paulo - Parábola editorial; Ponta Grossa 2007.135p.
Resenha Bibliográfica
CARLOS ALBERTO FARACO... (et al) A relevância social da linguística linguagem, teoria e ensino: São Paulo - Parábola editorial; Ponta Grossa 2007.135p.
Por: Bognar Ronay
Destinada a estudantes universitários, mas útil a professores preocupados em desenvolver o conhecimento mais avançado, A relevância social da linguística linguagem, teoria e ensino. Propõe desenvolver o senso crítico da linguística nos estudos da linguagem. Encontra-se dividida em cinco capítulos e, de forma consistente trabalha métodos e teoria em torno da linguística abordando os aspectos necessários e essenciais para a formação do profissional de nível superior.
Apresentado por Carlos Alberto Faraco, o capítulo I da ênfase à Linguística e o ensino. Abordando o contraste entre a gramática normativa e à fala, explica Faraco que, a gramática não serve para a fala já que nem uma língua é uniforme. Recebe também destaque os campos de atuação do linguístico e sociolinguístico, encerrando com uma definição sobre as variedades cultas de ensino.
No capítulo (O que quer, o que pode esta língua?) discute a história da língua, retomando sua evolução e, mudanças na concepção de ensino. Não houve avanço considerável no ensino fundamental e médio afirma Maria do Rosário Gregolin. Desde 1960 a Linguística é matéria na grade curricular, porém houve resistência de muitos professores uma das causas deste pequeno desenvolvimento.
Gilvan Müller de Oliveira dedica no terceiro capítulo a reflexão sobre a virada política-linguística e a relevância social da linguística e dos linguistas. Menciona vários linguistas ícones e suas contribuições. Nos capítulos IV e V Telma Gimenes e Luiz Carlos Travaglia concluem com o tema, a relevância social dos estudos da linguagem e linguísticos e ensino de língua. Delineia comparações práticas e objetivas que levam o leitor a melhor compreender e assimilar esta obra.
É possível afirmar que o grande valor desta obra consiste em sua forma singular de abordagem capaz de orientar estudantes de Graduação, Pós-graduação, até pesquisadores e professores preocupados em fazer ciência e ensino de qualidade.