RESENHA BIBLIOGRÁFICA - A Linguagem Literária de Domício Proença Filho

RESENHA BIBLIOGRÁFICA - A Linguagem Literária de Domício Proença Filho

Por: Bognar Ronay

PROENÇA FILHO, Domício. A Linguagem Literária. São Paulo: Ática, 1999 Série Princípios. 88 p.

Dedicado a estudantes interessados em construir conhecimento de qualidade, A Linguagem Literária, de Domício Proença Filho apresenta aspectos de abordagem do concreto e o imaginário através da arte verbal, sendo ela um dos meios o qual o homem se vale para conhecer a realidade. Proporcionada em sete capítulos, os dois primeiros tratam de elucidar a diferenciação entre um texto literário e um texto não literário, bem como sua construção e o conceito de ambos, da-se assim a introdução desta obra.

Com a Linguagem literária, inicia-se o capítulo dois abordando desde o conceito, sistema de comunicação, signo, comunicação e funções da Linguagem. Retoma que não há língua sem fala e nem tampouco fala sem língua, neste propósito encaminha o leitor pelas dimensões da linguagem e sua aplicação no discurso. No capítulo quatro trata a arte literária, língua e cultura esboçando suas conotações e indica que estão estreitamente vinculadas.

Características do discurso literário e suas especificidades estão presentes no capítulo cinco que comenta desde a complexidade, multissignificação, liberdade de criação, variabilidade e modos de realização. Este é o capítulo mais longo de todos que compreende entre as páginas 36 a 73 e o autor aqui empenha em expor os elementos que compõem o texto literário, a narrativa, as personagens, a ação, o tempo, o ambiente e estilo. O restante do capítulo enfatiza as manifestações em verso, a rima e gêneros literários.

Os capítulos seis e sete são o fechamento da obra, compostos pelo vocabulário crítico que permite ao leitor compreender e analisar expressões diversas implantadas nesta, assim está estruturado o capítulo seis. O sete descreve a bibliografia comentada.

A importância desta obra da-se pelo fato de conter os princípios necessários para interpretação da linguagem literária desde a teoria até apropriação deste conhecimento. Estes detalhes a caracteriza relevante para os estudos linguísticos e literários.

WagnerSouza
Enviado por WagnerSouza em 31/05/2020
Código do texto: T6963126
Classificação de conteúdo: seguro