Resenha do livro Em pedaços de Lauren Layne.

Para a literatura um romance nada mais é do que uma narrativa longa, portanto é possível sim existir um romances românticos, além dos policiais, históricos ... Por gerações, essa longas histórias ganharam admiradores e no mundo pós-moderno não é diferente. A obra em questão é Em pedaços de Lauren Layne.

Estamos diante de uma boa história de amor. E, claro, ódio também. Olívia é uma jovem rica, educada, em um relacionamento estável e tem uma vida aparentemente perfeita. Entretanto, após um acontecimento que fugiu do seu controle, ela resolveu abandonar tudo: família, faculdade e as lembranças para ir trabalhar como acompanhante de um veterano de guerra no Maine. Tudo o que ela pensava gostar deixou para trás: as festas, os amigos, as roupas de grife e se aventurou no desconhecido.

Olivia preferiu não realizar nenhuma pesquisa sobre o homem de quem iria cuidar, pois, para ela esse trabalho era uma maneira de punir-se pelo que aconteceu e um modo de fugir de tudo para talvez, recomeçar. Ela não cria muitas expectativas sobre o trabalho, mas quando pega o avião a ansiedade e a curiosidade a consomem.

Durante o trajeto para a casa do Sr. Paul, esse era o homem de quem ela iria cuidar, ela pensou que deveria ter procurado saber maiores detalhes sobre ele. Porém, agora é tarde. O primeiro encontro dos dois não foi o dos melhores e a impressão que teve não foi muito boa. Ele era muito jovem, mas estava bem desfigurado por causa da guerra. Ali, com certeza, havia uma grande história para descobrir.

Paul já havia feito mais de três cuidadoras irem embora, mas desta vez teria de suportar a novata e tinha um grande motivo para isso. Seu relacionamento com o pai não era muito saudável e os dois discutiam quase sempre. O pai tentou ao seu modo ajudar o filho, porém sem grandes resultados. Portanto, mais uma tentativa com Olívia para ver se o filho melhora o humor e procura se exercitar um pouco mais.

Após o primeiro contato não muito amistoso entre Olívia e Paul, ambos tentam com muito cuidado começar com o “pé direito” ,pois “precisam” um do outro. O grande detalhe que surgiu foi a forte atração física entre os dois que só faz se intensificar com o passar dos dias. Os dois sempre trocam farpas e beijos. O relacionamento nada convencional entre os dois começa a ficar mais profundo e cheio de incógnitas.

Finalmente, ambos admitem para si mesmos que sentem algo muito maior do que atração física e pensam no que farão sobre isso. Começam, enfim um relacionamento, porém que encontrará muitos obstáculos.

O livro é de uma leitura até leve, apesar dos fantasmas que assombram Paul e Olívia. Os capítulos da obra são curtos e mostram o ponto de vista dos personagens principais, ou seja, seus pensamentos são descortinados para o leitor sem reservas.

Algumas lacunas aparecem na obra e no decorrer da narrativa elas são preenchidas satisfatoriamente. Temos um final de certo modo até previsível, mas interessante. Os personagens possuem certa profundidade psicológica e são bastante intensos em suas ações, portanto é possível sentir-se bem próximo a eles. Temos também uma intertextualidade com a obra A bela e fera, pode-se até que estamos diante de uma breve releitura e com a obra Pollyanna também, pois Olívia enquanto personagem, apesar de seus infortúnios transmite certa positividade para Paul.

O livro é bem interessante e para quem gosta de um bom romance com um pouco de drama e uma leitura ao mesmo tempo leve é uma excelente escolha. Olívia e Paulo nos mostram um modo de recomeçar.

Aglycia Chaves
Enviado por Aglycia Chaves em 14/05/2020
Código do texto: T6947340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.