Youcat - o catecismo para a juventude

YOUCAT — O CATECISMO PARA A JUVENTUDE
Miguel Carqueija

Resenha do catecismo “Youcat”. Editora Paulus, Lisboa-Portugal e São Paulo-Brasil, 5ª reimpressão, 2013. Título original: “Youcat-Jugendkate chimas der katlolischen hirche”, Pattloch Verlog Gmb H & Co. KG, Munique, Alemanha. “Nihil obstat” e “Imprimatur”, 2010, das conferências episcopais da Áustria, Alemanha e Suíça e das congregações para a Doutrina da Fé, para o Clero e Pontifícia Congregação para os Leigos. “Imprimatur” do Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, 6/1/2011. Prefácio do Cardeal Mauro Piacenza, Prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano. Apresentação de Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro. Prefácio do Papa Bento XVI. Posfácio de Dom Eduardo Pinheiro da Silva.

A Igreja Católica é uma eterna juventude. Ela sempre se renova sem perder a sua autenticidade. Nos tempos atuais faz uso da moderna tecnologia para difundir verdades atemporais.
O “Youcat” é uma condensação do Catecismo da Igreja Católica que faz uso de uma formatação informal, com perguntas e respostas, o que é próprio dos catecismos, e com ilustrações e fotos. Apresenta uma linguagem atraente, porém séria e inteligente, a doutrina católica em sua riqueza e abrangência. São quase 300 páginas de edificação e cultura.
Fora prefácio e posfácio, divide-se em quatro partes: “Em que cremos”, “Como celebramos os mistérios cristãos”, “A vida em Cristo” e “Como devemos orar”. Explica a Trindade Santíssima, Jesus Cristo, a Liturgia,os Sacramentos, os Dez Mandamentos, a oração, o amor, basicamente tudo o que interessa à vida cristã.
Recomendável para jovens e adultos.

Rio de Janeiro, 12 a 19 de fevereiro de 2020.