A Morte de Ivan Ilitch e Senhores e Servos - Leon Tolstói
Eis aí duas obras literárias que sintetizam com sucesso o trabalho desse ícone da literatura russa. A narrativa de Leon Tolstói é ao mesmo tempo individualista e religiosa. Aliás, ela é um eterno conflito entre os valores terrenos e os valores celestes. Também devemos levar em conta que essas duas novelas retratam perfeitamente o universo russo da segunda metade do séc. XIX. Os costumes, as vestes, a injusta e severa hierarquia social, enfim, a visão de mundo do homem russo do abordado período.
Acerca da novela A Morte de Ivan Ilicht, poderia colocar como ponto principal a temática da frustração humana. Tolstói aborda com impressionante realismo os últimos anos de vida de um juiz de Direito, Ivan Ilicht, desde a descoberta da sua doença mortal até os seus últimos minutos de vida. De fato, é uma história que marca o leitor pelo resto da vida porque nos faz refletir sobre a nossa ínfima existência.
E sobre Senhores e Servos, tal novela aborda a injusta relação entre as classes socias da época. A arrogância e a maldade dos ricos e a resignação e a piedade dos pobres. Impressionou-me a virtuosa conduta do camponês chamado Nikita, em oposição ao materialismo e ao egoísmo do seu patrão: Vassili Andreítch. Além disso, o desfecho dessa história é bastante interessante.
Pois bem, caríssimos leitores, tenham uma boa leitura.