A Terra dos Meninos Pelados (Graciliano Ramos)
Publicado em 1939, essa obra infantil de Graciliano Ramos fala sobre Raimundo, um menino careca que tem um olho azul e outro preto. Tais características fazem com que os outros meninos fiquem provocando e rindo dele, que recebeu o apelido de Raimundo Pelado.
Cansado disso, Raimundo vai para uma terra fantástica chamada de Tatipirun, onde os meninos têm a cabeça pelada e um olho azul e outro preto, como ele. Nesse lugar, ele encontra uma aranha e uma laranjeira falantes e fica amigo de Caralâmpia, a princesa de Tatipirun.
A obra aborda o respeito ao próximo, o valor da amizade, de uma forma bem simples em que, para fugir da realidade, Raimundo, que sofria “perseguição” por ser diferente, acaba idealizando um mundo mágico com habitantes iguais a ele.
A obra propõe uma reflexão aos leitores através de elementos do realismo fantástico, com o plano de fundo de uma situação ainda presente no nosso cotidiano, o bullying, que atinge muitas crianças. (Isso, 81 anos após a publicação do livro.)
Penso eu que a falta do ensinamento de valores por parte da família colabora com casos como esses, sendo Raimundo o representante de todos os que sofrem bullying por parte dos colegas, vizinhos.
Na sala de aula, quando ouço um colega praticando bullying com outro, eu paro e pergunto o que ele tem a ver com a vida do colega, simples e direto, pois há valores que devem ser ensinados e cobrados em casa, e nós, professores, não temos tempo suficiente para cumprir a nossa obrigação e ainda ter que cumprir a obrigação que deveria ser e é da família.