O Ladrão de Raios (Rick Riordan)
Publicado em 2005, O Ladrão de Raios é o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor americano Rick Riordan. A obra de literatura fantástica tem como base a mitologia grega e narra as aventuras Percy Jackson, que descobre ser filho de Posseidon, o deus do mar da referida mitologia.
No decorrer da trama, vários mitos gregos entram em cena, como o Minotauro, a Medusa, as Parcas, as Fúrias, Centauros, Sátiros, além de alguns deuses, como Zeus, Posseidon, Hermes, Ares e Hades.
E um detalhe: os elementos mitológicos são incorporados à contemporaneidade, como o Olimpo que fica no alto do edifício Empire State em Nova Iorque, a entrada para o submundo de Hades fica em Hollywood, enfim...
Resumidamente, o raio mestre de Zeus foi roubado do Olimpo e Percy, como único filho dos três grandes (Zeus, Posseidon e Hades) é acusado de ter roubado o artefato, o qual se for entregue no prazo estabelecido, causará uma guerra entre os deuses que refletirá no mundo “normal”.
Para recuperar o raio, Percy conta com a ajuda de Grover, um sátiro, e Annabeth, filha de Atena, além de Percy tentar trazer de volta a sua mãe que foi levada ao Mundo Inferior de Hades.
É uma história muito interessante que retoma situações da mitologia grega como o relacionamento de deuses e mortais, resultando no nascimento de semideuses, ou meio-sangues, como são chamados no livro. Também faz uma releitura da Titanomaquia, a guerra em que os deuses venceram os Titãs e assumiram o poder, que na história é representada por Luke que pretende reunir um grupo de semideuses para destruir os deuses e tomar o poder.