Resenha da obra A garota que você deixou para trás de Jojo Moyes.
Resenha da obra A garota que você deixou para trás de Jojo Moyes.
Jojo Moyes é conhecida pela quantidade infinda de romances que são best- selers e é bastante conhecida do público feminino. Suas obras são bem agradáveis de ler e ,inclusive ,já foram adaptadas para o cinema a exemplo de Como eu era antes de você.
A obra em questão chama-se A garota que você deixou para trás. Mais uma vez estamos diante de um belo romance de época e que tem como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial. O cenário é uma Europa devastada pela guerra e cheia de incertezas. Uma das personagens principais é Sophie , uma jovem francesa de personalidade forte e que é casada com um promissor pintor. Por conta da guerra, o marido de Sophie separa-se dela para lutar no front e ela retorna para sua cidade natal onde vive com o restante da sua família.
Em sua cidade natal ,ela enfrenta vários problemas por conta da ocupação alemã e enfrenta, também, alguns dilemas familiares, além da enorme saudade que sente do marido. Algo a que ela se apega para recordar momentos felizes é um quadro pintado dela por seu grande amor e que acaba por chamar a atenção de um oficial alemão de alto escalão. A partir daí, ela se depara com uma situação inusitada devido ao grande interesse do oficial por seu quadro e numa tentativa desesperada para obter informações sobre seu marido coloca muitas coisas em jogo.
Paralelamente à história de Sophie e sua família ,temos a história de Liv Halston uma jovem viúva que vive em Londres numa casa de vidro que fora projetada por seu marido e a única lembrança que a faz sentir-se viva é um quadro que ele lhe dera de presente em uma viagem chamado A garota que você deixou para trás.
Financeiramente, para Liv as coisas não vão bem e ela busca sobreviver da melhor maneira possível para manter tudo aquilo que a fez recordar seu marido e seu passado de alegrias ao lado dele. Sem muitos amigos , Liv vai vivendo um dia de cada vez e tentando superar a enorme falta que sente do marido. Após muito tempo, ela reencontra uma amiga da época de escola e que acaba indo morar com ela. O apoio e a companhia de Mo ajudam a atenuar todo o vazio que ela sente.
Em uma noite em que nada praticamente deu certo , Liv conhece Paul e sente um fiasco de esperança. Porém, as coisas não transcorrem como ela esperava e os desafios a enfrentar só aumentam.
A autora nos apresenta a bela história de duas mulheres que vivem em épocas diferentes e que enfrentam algo em comum: a dor da perda. Ambas estão sem os maridos, um falecido e um ausente, e enfrentam situações desafiadoras em suas vidas. Mais uma vez temos um romance em que os elementos da narrativa estão presentes e mais uma vez Jojo Moyes nos apresenta duas histórias em uma, cujo cenário é a primeira guerra mundial. Em O navio das noivas , também temos esse cenário como pano de fundo e temos personagens femininas extremamente fortes e que enfrentam as mais inusitadas situações.
A garota que você deixou para trás é um livro que nos leva à refletir sobre a fragilidade e a força do ser humano, cuja sensibilidade pode ser abalada por situações extremas. É um livro que nos faz viajar entre o passado e o presente através de suas descrições e apresentação dos personagens. Em alguns momentos, porém a narrativa parece não caminhar muito e também torna-se meio obscura. Entretanto, é um bom livro e o desfecho que nos é apresentado para ambas personagens é ,no mínimo, instigante. Para quem aprecia um bom romance e que gera alguma reflexão, além de conhecimento sobre algum momento histórico, é uma leitura interessante e até prazerosa, apesar de alguns temas de que trata como a fome e a sensação de impotência, por exemplo.