Resenha do livro Rio Vermelho de Amy Lloyd.
Estamos diante de um thriller aclamado por muitos leitores de suspenses que envolve homicídios e uma boa dose de mistério. A autora da obra é inglesa e tem uma criatividade surpreendente. A nossa história se passa entre dois países Inglaterra e Estados Unidos. Sam é uma mulher inglesa que leva uma vida sem sentido e ,após o término de um relacionamento, acaba que mergulhando numa pesquisa sobre a vida de um condenado por homicídio norte - americano: Dennis Danson. Ela se envolve tanto com a história dele que os dois começam a se corresponder por cartas e ela resolve visitá-lo nos EUA.
Durante a troca de cartas algo surge entre os dois e isso move Samantha a ir para o continente americano. Ela não exatamente o que iria encontrar ao conhecer Dennis, mas seu coração palpita mais forte só de pensar em vê-lo. Dennis fora acusado e condenado pelo assassinato de uma garota de onze anos chamada Holly. Tudo apontava para ele e toda a cidade de Red River acreditava nisso. Entre os dezessete e dezoito anos ele foi condenado e estava há vinte anos na prisão. Nesse meio tempo, ganhou muitos fãs e pessoas que acreditam na sua inocência tentavam de tudo para salvá-lo do corredor da morte.
O relacionamento de Denis com Sam parecia perfeito, ele sempre a mimava com palavras e as visitas á prisão eram sempre agradáveis. Ela não ligava para o que falavam dele e estaria disposta a enfrentar muitos obstáculos para vivenciar esse amor. Quando estava com ele era como se ela estivesse num mundo paralelo e cheio de emoções indescritíveis. Ela sentia-se viva e necessária. Há muitas reviravoltas na obra e Dennis acaba livre para viver sua vida com quem amava. Os dois estavam sempre juntos e tudo parecia ser perfeito. Ou quase. Em alguns momentos, Sam parece não conhecer o homem por quem se apaixonou e muitos questionamentos assolam sua mente e sobrecarregam seu coração.
A obra é dividida em três partes que estão relacionadas entre si de uma maneira extraordinária. A autora consegue envolver o leitor a partir da leitura das primeiras linhas até o fim de tudo ,ou seja, até o fim da história de Dennis e Sam. O leitor consegue vislumbrar algumas coisas que serão descortinadas mais à frente sem muito esforço, entretanto o livro nos reserva algumas surpresas que são um pouco inquietantes. A autora aborda temas como a vida de presidiários e suas companheiras, amor doentio , relacionamentos familiares, amizades leais e até perigosas etc. O livro é uma boa pedida para quem gosta do gênero e gosta de surpresas.
A leitura é bem diferente em alguns aspectos, mas a linguagem é acessível e a compreensão do enredo em si também. Em alguns momentos, a obra chega a ser inquietante, mas a leitura não é comprometida e gera algumas reflexões em quem lê. Não há tanta complexidade nos personagens, porém suas atitudes podem gerar certo estranhamento no leitor.