Os encontros de Jesus Cristo

OS ENCONTROS DE JESUS CRISTO
Miguel Carqueija

Resenha do livro “O encontro”, de João Mohana. Editora Agir, Rio de Janeiro-RJ, 5ª edição, 1984. Subtítulo: “Os mais belos encontros de Cristo”. Capa de Felipe Doctors.

Apreciável livro onde o Padre João Mohana, maranhense de Bacabal e apreciado escritor, discorre em tom leve e intimista sobre os encontros de Jesus com outras figuras que aparecem nos Evangelhos. Mohana não se limita a comentar os textos conhecidos; ele os complementa imaginando a continuação dos diálogos. Assim ele discorre sobre São João Batista, a Samaritana, Zaqueu, Nicodemos, São Pedro, Santa Maria Madalena, Nossa Senhora e São José.
O caso de Zaqueu, por exemplo: o publicano (cobrador de impostos) que subiu numa árvore para poder enxergar a Jesus, que passava cercado pela multidão. Zaqueu sobre num sicômoro (mangueira) por ser um homem de baixa estatura e não estava conseguindo ver o Mestre.
O caso se passa em Jericó, como narrado no capítulo 19 de São Lucas. Mohana procura penetrar na psicologia daquele homem desonesto, pois recorria a fraudes como se depreende do texto bíblico.
“Será que ele está olhando para mim? Ou é para a árvore? Não. É para mim, sim. E está me chamando. “Zaqueu”. Foi meu nome que ele pronunciou, “Zaqueu” (v.5). É comigo. Como sabe? Será possível? Quem disse a ele que meu nome é Zaqueu?”
Tirando fora o vocativo, o texto acima é de João Mohana; mas reflete bem o que deve ter passado na mente de Zaqueu.
Da mesma maneira o autor vai discorrendo e especulando sobre os demais personagens abordados, por exemplo, Nicodemos e as suas dúvidas, seus temores em aderir ao Cristo, ele que era um Doutor da Lei.
O Padre Mohana, muito felizmente, encerra seus comentários com as pessoas da Sagrada Família — Maria e José, em seu relacionamento com Jesus.
Obra de fácil leitura e muito edificante.

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2019.