Resenha da obra Hugo & Rose de Bridget Foley
Foley, Bridget. Hugo & Rose / Bridget Foley. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Agir, 2015.
Hugo e Rose pode ser considerado um romance fantástico ,pois apresenta elementos para tal. Temos meio que um triângulo amoroso que ocorre no mundo real e no mundo onírico ,ou seja, no mundo dos sonhos. Rose era uma linda garotinha ,cheia de vida e pertencente a uma família maravilhosa. Quando estava aprendendo a andar de bicicleta, sofre um acidente e passa alguns dias em coma. Em seus sonhos ela conhece Hugo um garotinho muito inteligente e divertido ,assim eles vivem grandes aventuras. Após acordar do coma, todas as noites Rose sonha com Hugo e com um lugar de praias maravilhosas com animais fantásticos. Com o passar dos anos , casada e com filhos Rose continua a sonhar com Hugo e isso torna-se um refúgio para ela ,pois não está feliz com a vida que leva....como se algo lhe faltasse. Por conta disso, ela vive como se estivesse no “piloto automático” e faz todas as suas atividades como sempre e sem muita dificuldade.
Certo dia quando estava com os filhos, Rose conhece na vida real o homem dos seus sonhos e tudo muda. Ela resolve, então, segui-lo e se certificar de que ele era mesmo o homem com quem sempre sonhou. Isso a consumiu por algum tempo e o dia de se conhecerem chegou. Quando se olharam, algo aconteceu e ele a reconheceu ...depois de um tempo tiveram certo contato e nos sonhos algo também mudou. Ela não via mais Hugo como aquele garoto, mas como o homem que conheceu e com problemas como qualquer outra pessoa. Rose chega a pensar em ficar com Hugo e viver um romance com ele, mas lembra de sua família e fica dividida. Ela cai em si e resolve deixar essa parte de sua vida somente nos sonhos ,após conhecer melhor Hugo e lembrar do amor que sente por seu marido e filhos.
A leitura do livro inicialmente é leve e nos chama atenção, pois a ideia do enredo é maravilhosa. Entretanto, ao continuar a leitura nos deparamos com algumas situações que nos causam certa inquietação e a história parece não avançar. No decorrer da obra, as coisas parecem entrar nos eixos e os personagens começam a amadurecer em muitos pontos. O livro levanta questões interessantes como : adultério, relações familiares, problemas psicológicos etc. É uma obra interessante e que surpreende pela descrição dos personagens, espaços e pelo desfecho que o livro apresenta. A obra gera reflexão e nos faz pensar em como estamos vivendo e o que temos feito, assim como mostra que nem sempre as coisas são como elas parecem ser.