CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO EM FORTALEZA, CE

Quando ouvi falar que em FORTALEZA (CE) existiram ‘Campos de Concentração’ fiquei um tanto surpreso e curioso. Então numa jornada quase que espiritual segui em busca de repostas que aplacassem essa sede de conhecimento sobre o assunto.

Meu caro leitor, a jornada é árdua, apesar dos inúmeros oásis disponiveis. Fui em busca dos caminhos trilhados por aqueles que foram concentrados nesses ditos campos e me deparei com muitos relatos históricos da epoca dentre os quais ‘O Quinze’ (Rachel de Queiroz) que cita (com muita propriedade) a “via crucis” dos retirantes sertanejos e as agruras que lhes eram marca registrada. Embora a pior seca ainda estivesse por vir após esta obra de Rachel de Queiroz é a obra esclarecedora e um registro histórico. Alem de regional e social esta obra mostra a seca de 1915 e suas peculiaridades. Sobre os “Campos de Concentração” existem relatos escritos e verbais que por aquelas bandas os retirantes chegavam em Fortaleza e eram concentrados em espaços e em condições sub-humanas. Relatos (não só na obra “O Quinze”) de que em um mesmo dia morriam centenas de pessoas eram comuns e muitos assistiam impotentes a esse espetáculo dantesco.

https://youtu.be/NLAdRwgBggg é o bilhete de passagem para essa viagem.

Vale o registro e a jornada do conhecimento. Boa viagem!

Enoc Pinheiro
Enviado por Enoc Pinheiro em 26/01/2020
Código do texto: T6851187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.