EVASIVAS ADMIRÁVEIS
Theodore Dalrymple, pseudônimo de Anthony Daniels, é o autor desse livrinho singular de imensa relevância no momento em que vivemos. Médico psiquiatra, chama a atenção sua prolífica atividade literária, cujos títulos são instigantes e provocativos -- o melhor deles, talvez, EM DEFESA DO PRECONCEITO, dá uma idéia do impacto de suas especulações num mundo cada vez mais politicamente correto, histérico e burro, leitor, incomensuravelmente burro.
No livro em questão, EVASIVAS ADMIRÁVEIS - Como A Psicologia Subverte A Moralidade (É REALIZAÇÕES Editora 2017), Dalrymple trata de alguns fatores que supostamente estariam na origem do enlouquecimento coletivo, na maioria das vezes voluntário e imbecilizante que acomete a sociedade contemporânea. Os fatores abordados estão diretamente relacionados à área de atuação do autor (que tem em seu currículo o exercício da psiquiatria na Winson Green Prison), mas também psicologia e a próspera indústria farmacêutica dos ansiolíticos e anti-depressivos.
O texto é claro e direto, visa um público amplo, faz uso de um questionamento saudável e arrebatador ao confrontar percepções de senso comum sedimentadas com o aval de certa "verdade" científica. Em termos sucintos, o autor demonstra habilmente como descobertas científicas ainda incipientes são traduzidas como nova panacéia, para "o povão", e quase imediatamente se estabelecem com o peso de um dogma religioso.
A psicologia analítica é colocada sob suspeita. O diagnóstico de males psicológicos que ninguém nunca ouviu falar, também. Vão por rolo compressor abaixo a neuroquímica e a neurociência, claro. Não fica muita coisa de pé...e os devotos de Freud estejam avisados, esse livro não vai agradá-los.
.