SÓCRATES ENCONTRA HUME
O diálogo fictício, no Além, entre o filósofo grego e o cético escocês, eis o mote desse curiosíssimo livro de Peter Kreeft, filósofo. O volume pertence à série Sócrates Encontra, da Vide Editorial, cujos outros títulos incluem encontros com Sartre, Marx, Maquiavel, Descartes, etc.
A primeira característica digna de destaque no texto de Kreeft é a aguçada inteligência que permeia o singular interlóquio entre os dois gigantes do pensamento. A clareza da linguagem também é notável, o que é mais que providencial nos momentos mais áridos da discussão, nos quais o objeto em questão tende a certa obscuridade. O Sócrates de Kreeft jamais perde o foco do que é essencial na busca da verdade, e conduz sua linha investigativa espirituosamente, para deleite do leitor -- e aflição de seu desdenhoso interlocutor.
Embora não seja exatamente um texto apologético propriamente dito, é claro que as implicações daquilo que Sócrates sugere apontam numa única direção, a de que há de fato um Deus pessoal nos termos do que o leitor identificará com o Deus do cristianismo. O simples interessado em filosofia encontrará material para farta especulação e teste de suas próprias assertivas, enquanto que o leitor cristão, para quem Deus não é uma questão de provas, usufruirá dos aspectos mais literários do texto e da impagável ironia socrática.
.