RESENHA SOBRE O LIVRO "Poemas Para os Amantes" do poeta Antônio Galdino Alves de Souza.
RESENHA SOBRE O LIVRO “Poemas para Os Amantes”,
DO POETA ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA.
Tenho em mãos, uma obra de valor incomensurável, presente do meu amigo conterrâneo, Antônio Galdino Alves de Souza, a qual tenho a subida honra de apresentar aos prezados leitores, amantes da poesia e do belo. Intitula-se: “Poemas para Os Amantes”
Esta obra está compilada em 162 páginas, das quais, 132 são reservadas aos poemas.
Após as preliminares, Dedicatória e Agradecimentos, o Autor apresenta suas OBRAS e uma página sobre Informação de Datas comemorativas: Dia do Livro, Dia do Poeta e Dia da Poesia.
A APRESENTAÇÃO classifica a poesia nas três formas: Lírica, filosófica ou humanística. Aqui, apresenta a filosofia do poema, mais próxima da realidade do leitor.
No PREFÁCIO, interação intelectual, isto é, autor e leitor se completam. Um precisa do outro para fazer acontecer o prazer de escrever e o prazer de ler.
*
POEMAS.
Folheando a parte destinada aos poemas, escolhi “Colo que Acolhe”, com a finalidade de mostrar o seu estro poético encantador. Em um dos versos maravilhosos, assim se expressa:
“Seja um campo de flores bonitas.
Na estação, floreie seu coração”.
*
No poema “A Poesia na Escola” o Autor aconselha aos professores, a poesia seja estudada como manifestação artística, onde se experimentam sensações audiovisuais.
*
Dignos de serem lidos, os poemas “HOMENAGEM A POETAS BRASILEIROS” E “O BRASIL QUE EU QUERO”, pela infinita riqueza de conteúdo e beleza artística.
*
Muitos outros poemas, de igual encanto, estão contidos nas páginas deste livro, principalmente os que se referem à presença da Mulher, num verdadeiro apogeu de respeito, admiração e divindade.
*
Querido leitor, não deixe de adquirir esta obra maravilhosa.
Parabéns, nobre poeta Antônio Galdino Alves de Souza.
Obrigada pela oportunidade.
Maria de Jesus Araújo Carvalho.
Fortaleza, 02/11/2019.