Salvamento no espaço, resenha

SALVAMENTO NO ESPAÇO, RESENHA
Miguel Carqueija

Autor: Cleve Cartmill. Editora Livros do Brasil, Lisboa, Portugal, sem data, Coleção Aogonauta 255. Título original: “The space scarvengers”. Major Books (EUA, 1975). Capa: A. Pedro.

Romance de viés humorístico e na verdade dividido em capítulos que mais parecem episódios de uma série e que narram as aventuras de Jake Murshison e seus colegas, que a bordo da Dolphin realizam operações de salvamento e resgate de naves e pessoas, em constante atrito com uma multinacional monopolista, a Companhia de Salvamentos do Sistema Solar, segundo ele, “o grande polvo dos abismos do espaço, um monopólio inchado e poderoso que não gostava da competição feita pelas pequenas companhias independentes”.
Até lembram um pouco o seriado japonês “Cowboy Bebop”, com a diferença que, neste caso, os personagens não fazem resgates mas caçam criminosos em busca da recompensa.
Cleve Cartmill se esforça mas não consegue ser muito engraçado nos constantes quiproquós e briguinhas dos personagens, como a Capitã Helen Wall, que de inimiga se torna aliada, e Oliver Clayborne, que tenta mas não consegue ser um grande vilão.
Um livro mediano dentro do universo da ficção científica.

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2019.