UM NOVO OLHAR SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



Durval Carvalhal

 

 

 

 



 

 


             A quinta-feira, dia 29 de agosto de 2019, em Salvador, será de uma relevância cultural ímpar, como a resgatar a dinâmica intelectual de outrora na capital baiana.
             O historiador Franklin de Oliveira, ex-presidente do Sindicato dos Músicos da Bahia, quando eu fui tesoureiro e Jorge Papapá, diretor administrativo, lançará dois livros, amanhã, às 18 horas, da livraria LDM, no cine Glauber Rocha.
             No livro Estratégia Políticas na Independência, Franklin, pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, argumenta que “A história oficial da independência do Brasil é romanceada”, cujos fatos carecem de comprovação.
             Em sua vasta pesquisa no Brasil e em Portugal, não encontrou nenhum documento que comprovasse a existência de Maria Felipa, heroína negra de Itaparica; nem do corneteiro Lopes, que, na Batalha do Pirajá, teria desobedecido às ordens de recuar e tocado para a cavalaria avançar.
             Também, segundo o escritor, não houve grandes batalhas como diz a história tradicional. “O único conflito que se aproxima da importância de uma batalha, foi de Jenipapo; sendo os demais, apenas sítios, combates e bloqueios’.
             Também é contestável, segundo Oliveira, a célebre frase de Joana Angélica que, diante dos invasores portugueses, teria exclamado: “Para trás, bandidos! Respeitai a casa de Deus! Só entrarão passando por cima do meu cadáver”.
             Ao mesmo tempo, o historiado Franklin lançará outra obra: Brigadeiro Madeira de Melo: Uma História Desconhecida, que é, segundo o professor, a única biografia sobre o oficial português, que combateu na independência.
             “Ele não acatou as ordens do governo português de tocar fogo nas igrejas e fortalezas”. “Este livro foi feito para aqueles que estão abertos a novas interpretações sobre Brasil e Portugal”, explica.
             Já às 17 horas, no Instituto de Letras da Ufba, Campus de Ondina (Sala da Defesa da Pós-Graduação), a festeja professora, Evelina Hoisel, lançará o livro “Teoria, Crítica e Criação Literária – O Escritor e Seus Múltiplos”.
             Nessa obra, a escritora apresenta a noção do escritor e seus múltiplos, desdobrados nas funções de crítico, intelectual e professor, e aborda questões referentes a famosos autores brasileiros, como Silviano Santiago, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
             Por fim, depois de uma mesa redonda, ocorrerá a sessão de autógrafos da escritora e professora da Ufba. Pessoalmente, penso em fazer uma vaquinha junto aos meus amigos para enriquecer um pouco minha biblioteca (risos).

 

 

 

Durval Carvalhal
Enviado por Durval Carvalhal em 28/08/2019
Reeditado em 22/04/2024
Código do texto: T6731661
Classificação de conteúdo: seguro