Ressureição - Machado de Assis

No primeiro romance do "Machadão" podemos ver o quão hábil é o autor em prender a atenção do leitor. Apesar das situações relatadas no livro serem comuns hoje em dia (outras inimagináveis no mundo contemporâneo), o romance é bem envolvente.

Ressurreição conta a história de Félix, um jovem médico muito conhecido e respeitado, e Lívia, uma viúva, apesar da pouca idade. Ambos membros da alta classe da sociedade da época.

Félix era uma espécie de boêmio: apesar de médico, não teve necessidade de exercer com afinco a profissão devido à herança. Aliada a sua beleza, isso fez com que a fama de galanteador se espalhasse. "A mulherada do livro é gamada nele". Os problemas de Félix são os mesmos que ocorrem com todos que possuem essa conduta: A desconfiança, a dúvida, o ciúme e, consequentemente, a necessidade que a pessoa amada prove seu amor com uma certa frequência. Esses receios fizeram com que o médico evitasse, a princípio se apaixonar por qualquer mulher (geralmente terminava um relacionamento antes de 1 ano). E tentou fazer o mesmo com Lívia, no entanto, certas situações ocorreram para que fosse impedido, como por exemplo, o fato de Lívia ter um filho que não era conhecido pelo médico até o momento que se declarou.

A história da viúva é bem simples: casou muito nova com um homem bem mais velhos. A informação que temos é que o casamento da viúva com este homem já havia "esfriado" antes de sua morte.

Conforme informado no segundo parágrafo, a necessidade de verificar se o amor da viúva era verdadeiro fez com que o relacionamento de ambos se arruinasse.

No fim, a história parece uma novela, mas com aquele final clássico das histórias de machado de Assis.

Nota: 7

arcmaster
Enviado por arcmaster em 14/07/2019
Código do texto: T6695623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.