"20 poemas de amor e uma canção desesperada" de Pablo Neruda: uma das mais importantes obras da poesia latino-americana

Livro "20 poemas de amor e uma canção desesperada" do poeta chileno Pablo Neruda. Trata-se de uma de suas obras mais conhecidas. Nela, Neruda fala, claro, sobre seus amores perdidos (ah, mulheres.... sempre rendendo bons poemas!), invocando imagens de sua juventude. Nos versos, Neruda constrói imagens onde o corpo feminino é reverenciado, sendo comparado com a natureza, típica do sul do Chile, onde Neruda passou parte de sua vida. Portanto, montanhas, rios, mares, a lua e o céu estrelado... tudo acaba servindo como metáfora para as mulheres da vida do poeta e os momentos que ele passou com elas. Esses dois universos (o feminino e a ambientação pastoril, por assim dizer) acabam norteando os vinte poemas do livro. A "canção desesperada" é o poema que encerra a obra e se diferencia dos vinte poemas iniciais por ter versos mais fortes e eróticos. O erotismo aparece de forma sutil na maior parte da obra, sempre envolvido em um tom ora nostálgico, ora melancólico e, no final, desesperador. Apesar do livro ser pequeno, foi uma leitura um pouco demorada pois apreciei tanto o texto original em espanhol, como a tradução para o português. Por ter estudado um pouco a língua espanhola, foi interessante poder atentar para alguns detalhes da tradução, como a comparação no ritmo dos versos entre as versões, além de algumas soluções encontradas para tornar a obra o mais fiel possível. Apesar da riqueza nos versos, Neruda apresenta uma linguagem acessível, o que explica bastante seu apelo popular. Isso não é ruim. Muito pelo contrário. Lembremos que Drummond também evitava rebuscar e complicar. A poesia atinge seu objetivo quando ela afeta seu leitor/ouvinte, fazendo-o refletir sobre sua própria existência. E, nesse sentido, Neruda é um mestre! Livro altamente recomendado... principalmente para quem já amou uma mulher (rs).

(NERUDA, Pablo: tradução de Domingos Carvalho da Silva; ilustrações de Carybé. 20 poemas de amor e uma canção desesperada. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985, 11ª edição, (texto bilíngue), 80 páginas)

P.S.: Resenha escrita em 2015.

Manoel Frederico
Enviado por Manoel Frederico em 20/04/2019
Código do texto: T6628493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.