"Herói: a história da revista que inspirou uma geração" de André Forastieri e Arianne Brogini: pioneirismo na divulgação da cultura pop
"Herói: a história da revista que inspirou uma geração" livro escrito pelos jornalistas André Forastieri e Arianne Brogini. Eu fui uma das mais de 600 pessoas que financiaram este livro em 2015, através do Catarse (www.catarse.me). A Herói foi um fenômeno no mercado editorial nacional, tendo sido um sucesso de vendas, principalmente em seus primeiros anos de circulação quando, em alguns momentos, vendeu mais que a Veja. Foi uma das mais influentes publicações brasileiras, uma das pioneiras no ramo do entretenimento no país. No início da década de 90, não existia internet disponível e era muito difícil encontrar informações sobre quadrinhos, animações, seriados, filmes, ou seja, cultura pop em geral. A revista Herói preenchia essa lacuna. Ricamente ilustrada, ela tinha um jeito de escrever próprio: não era infantil, mas também não era formal, em um estilo que, anos depois, influenciaria sites como o Omelete, o Jovem Nerd, etc. Por meio da revista, conheci HQs, seriados, filmes e animações diversas, além de ter me ajudado na consolidação do hábito da leitura. Nas suas primeiras edições, a revista falou muito da série Cavaleiros do Zodíaco que, na época, era uma mania entre a molecada, sendo responsável pela retomada da exibição de animes na televisão brasileira. Por ter feito parte da minha infância, achei que valeria a pena incentivar o projeto de criar um livro contando a história da revista. Como financiador, recebi alguns brindes dos autores: adesivos, postais, uma réplica autografada da edição # 1 (um item raro), além de um diploma com um texto bem humorado. O livro apresenta informações sobre a história da revista, além de entrevistas. Nostálgico!
(BROGINI, Arianne; FORASTIERI, André. Herói: a história da revista que inspirou uma geração. São Paulo: Tambor Digital / Case Editorial, 1ª edição, fevereiro de 2016, 190 páginas)
P.S.: Resenha escrita em 2016.