"Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente" de Timothy Snyder: podemos estar vivendo o prenúncio de uma nova era de regimes totalitários?
"Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente" do professor e historiador estadunidense Timothy Snyder, lançado neste ano de 2017. A obra teve origem em um post feito por ele no Facebook, no ano passado, após a eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos. O post foi compartilhado milhares de vezes, o que serviu de inspiração para a criação de um livro que expandisse o conteúdo difundido nas redes sociais.
A eleição (cheia de suspeitas) de um líder com discurso fascista, violento e preconceituoso para governar os EUA, o discurso intolerante da extrema-direita se fortalecendo na Europa e em outras partes do mundo, as hostilidades ditatoriais de Putin na Rússia... o mundo tem vivido tempos intranquilos. Na visão de Snyder, o período atual muito se assemelha ao período pré surgimento de regimes totalitários na Europa, ao longo do século XX, como o nazismo, o fascismo e o comunismo. Ao longo de 20 pequenos capítulos, o autor estabelece analogias do presente com as décadas de 20, 30 e 50, e procura deixar lições que todo cidadão deveria seguir para que novos regimes totalitários não venham a surgir. A defesa da Democracia começa pelo conhecimento da História.
Por ser dos EUA, ao longo da obra, há um foco maior na cultura política da nação mais poderosa da Terra. Isso não chega a ser de todo ruim, visto que praticamente tudo que lá ocorre, nessa esfera, costuma ser sentido no planeta inteiro. Há uma crítica explícita ao papel da Rússia no mundo atual, como fomentadora de instabilidade na Europa, fomentando o discurso contra imigrantes muçulmanos, ao mesmo tempo em que bombardeia a população civil na Síria, por exemplo; mencionando ainda a participação dos russos nos abusos cometidos durante a eleição de Trump, bem como a suspeita relação dele com pessoas fortes no governo Putin. A América Latina não é abordada, mas chega a ser impressionante como certas colocações de Snyder se aplicam ao atual momento vivido no Brasil, com grupos políticos se unindo para defender interesses escusos e candidatos à Presidência com discurso fascista bem cotados nas pesquisas. Nesse ponto, a obra serve como um alarme, um pedido de reflexão.
Por estar tão ligada ao momento atual, a obra carece de um prefácio que explique o contexto da eleição de Trump. Embora isso soe meio óbvio, no futuro, quando alguém for ler o livro, poderá se sentir meio perdido. Como anexo, o livro ainda possui uma série de 20 cartazes, um para cada capítulo, desenvolvidos por designers brasileiros, no mesmo dia, em uma tipografia. Enfim, trata-se de um livro pequeno, de leitura fácil e rápida, e que apresenta bons argumentos para se ficar atento em relação aos tempos vindouros. Uma ótima leitura!
(SNYDER, Timothy: tradução de Donaldson M. Garschagen. Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 1ª edição, 145 páginas)
P.S.: Resenha escrita em 2017.