O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, livro

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, livro
Miguel Carqueija

Resenha do romance de John Boyne. Cia. das Letras, 19ª edição, 2009. Creio que por uma falha de impressão (ao menos no exemplar que li) não saíram as informações editoriais (como tradução).
Título original: “The boy in the striped pyjamas”. Tradução: Augusto Pacheco Calil. Edição original: David Ficking Books, Irlanda, 2006.

A história é, hoje em dia, por demais conhecida, graças também ao brilhante filme de 2008. Bruno, um menino alemão de 9 anos, vive em Berlim com a família (pai, mãe, irmã três anos mais velha), frequenta a escola e diverte-se com seus três melhores amigos. Não sabe da grave situação que o país atravessa. Seu pai porém é um general e um dia recebe a visita de Hitler, que o convoca para dirigir um campo de concentração de judeus. Bruno não pode entender as razões da mudança, pois ninguém explica direito as coisas a ele. A família vai morar num prédio isolado, longe de Berlim, e da janela de seu quarto Bruno avista ao longe uma grande cerca de arame e mais além uma multidão de homens e meninos usando pijamas listrados.
Enfadado com a vida naquele local e a ausência de outras crianças para brincar ele um dia sai a explorar e acaba fazendo amizade com um garoto triste do outro lado da cerca, Shmuel. A disposição do local e a sorte os livram de serem descobertos. Em sua inocência Bruno nada sabe da monstruosidade que o regime nazista vem praticando contra os judeus.
É uma narrativa humana, comovente, pungente. Mostra bem o que um regime totalitário faz com as pessoas, monstrificando-as, por assim dizer. E mostra também o que é a pureza das crianças.
O filme foi bem fiel ao livro, somente modificando um pouco o desfecho, tornando-o mais coerente, pois no livro ficou meio inverossímil.
O autor é irlandês e este encantador romance consagrou-o mundialmente.

Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2010.