![](/usuarios/174404/fotos/1327196.jpg)
Um livro cada vez mais interessante... e útil. Vejamos este trecho que mostra como a hortelã, com origem na China e Japão, chegou em nossas terras com os colonizadores portugueses. Aqui adaptou-se bem, tornando-se uma das plantas queridinhas de nossa cozinha.
A designação "menta" se estende a mais de vinte espécies, dentre outras: hortelã, poejo, hortelã pimenta, com diferentes nomes, mas com as mesmas propriedades curativas: revigorante, refrescante, calmante.
"Tenho, em nosso quintal, quatro espécies, cada qual se destacando em usos diferentes, mas conservando as propriedades curativas referentes à sua família.
Vou me referir somente a duas: "Mentha crispa", a hortelã de nossas hortas, vasos, feira livre, supermercados, mais conhecida e usada; e a "Mentha piperita" com composição e efeitos medicinais semelhantes à hortelã, mas diferente no uso e aroma."
- Hortelã (Mentha crispa)
Parte usada — folhas.
UTILIDADE
Aquece, estimula, favorece a digestão, respiração, formação sanguínea, vermífugo antigo, analgésico intestinal, estimulante das funções cardíacas, recomendado para pessoas com intensa atividade psíquica. Utilizado como fortificante e contra mal-estar generalizado.
USO
- Para vermes
- Tosse, gripe
- Mal generalizado — falta de apetite, náuseas, vontade de dormir, dor de cabeça
- Tonificante
- Hortelã Pimenta (Mentha piperita)
O óleo essencial desta planta é utilizado em produtos alimentícios: balas, gomas de mascar, bebidas, etc.
Parte usada — folhas.
UTILIDADE
Analgésico; antidepressivo, tônico, estimulante do sistema nervoso; antisséptico; descongestionante nasal; calmante; afrodisíaco; purgativo; indicado na cura de dermatites e dores de ouvido.
USO
- Dores de ouvido
- Descongestionamento nasal
Cuidados — Não pode ser usada por mães que amamentam e pacientes com problemas hepáticos graves.
CANTINHO DA COZINHA
"Uso em minhas coalhadas secas, folhas secas trituradas da hortelã comum para um aroma e sabor refrescante, fica deliciosa.
Nos sucos naturais — Em um litro de água fria, coloque um punhado de folhas de hortelã comum e duas fatias de abacaxi. Bater no liquidificador. Coar e bater novamente, rapidamente, com pedrinhas de gelo."
Molho de hortelã pimenta para acompanhar carneiro Ingrediente:
- Um punhado de salsa;
Um punhado de hortelã (só as folhas);
Um galhinho de alecrim;
1/3 de uma cebola;
2 dentes de alho
6 folhas de manjericão ou manjerona;
1 Limão, azeite, sal.
Modo de fazer:
Coloque no liquidificador os ingredientes, menos o limão e sal, batendo com um fio de azeite, até adquirir a consistência de um creme. Adicione o limão e o sal, coe em peneira de nylon.
Fonte: MEI, Neusa Figueiredo. As Plantas de Nosso Quintal. Primeira edição, 2018. São Paulo, Estação das Letras e Cores.