COMENTÁRIOS - Dom Bosco - Uma Biografia Nova - Livro por Teresio Bosco - Editora SALESIANA

Dom Bosco: Uma biografia nova - Terésio Bosco

“As biografias de grandes personagens da história social, política e religiosa voltam a ter seu lugar de destaque na preferência dos leitores brasileiros. A biografia de Dom Bosco, sempre atual, torna-se, assim, atualíssima. Sua vida, repleta de encadeamentos surpreendentes, encanta qualquer pessoa. Ainda mais quando narrada pela maestria jornalística de Terésio Bosco. Era pai, amigo, empreendedor, trabalhador multifacetário, alegre, organizador inteligente e perspicaz, escritor arguto, diplomata, articulador incansável, prático e operativo, simples e presente, simpático... perfeitamente homem. Era sacerdote, confessor, orientador espiritual, pregador, educador, defensor incansável da Igreja e do Papa, continuamente iluminado por sonhos, santo e educador de santos... profundamente homem de Deus. Ler a biografia de Dom Bosco é deixar-se surpreender agradavelmente com a grandeza e as possibilidades inimagináveis do ser humano querido e amado por Deus.” Dom Décio Zandonade"

http://edbbrasil.org.br/selesianidade/dom-bosco-uma-biografia-nova

___________

Você gostou desse livro?

Sim, trata-se de uma leitura rápida e tocante.

A emoção fortalece a fé!

A fé desperta o amor ao próximo e aos pequenos e empobrecidos do mundo. Puebla, México (1979)nos fala de opção preferencial pelos pobres - esse documento latino-americano nos coloca diante das faces dos jovens abandonado pela sociedade.

Nessa mesma, o Espírito Santo move os corações à alegria, fruto do mesmo Espírito. Surge o livro de Dom Bosco na escrita de Terésio Bosco.

Veja em https://www.youtube.com/watch?v=OWxXhtMLEhY

Já li Os Sorrisos de Dom Bosco, de Pe Luis Chiavarino (1946).

Há aspectos da alegria evangélica, cristã e salesiana que estão explanados em A amizade em Dom Bosco, Escrito por José Augusto Abreu Aguiar - professor da Rede Salesiana de Escolas, no Instituto Nossa Senhora da Glória, RJ.

Os aspectos foram: Perceber o outro, Desenvolver o outro, Relacionar-se com alegria, Perdoar o outro, Respeitar o diferente

http://www.boletimsalesiano.org.br/index.php/salesianidade/item/372-a-amizade-em-dom-bosco

Nesta biografia do santo dos jovens, o autor situa a trajetória de Dom Bosco, desde a infância até à expansão da obra salesiana, dentro dos principais acontecimentos da história da Itália e do mundo.

O livro inclui 32 fotos documentais.

Google Books

Data da primeira publicação: 1979

Autor: Teresio Bosco

Gênero: Biografia

______________________

COMENTÁRIOS

J B PEREIRA

"Façamos o bem a todos - o mal a ninguém... digam aos meus meninos que os quero no céu comigo. Todos comigo!"

Em Terésio Bosco (1996), destaco de minha leitura atenta, o seguinte:

- O homem venerando aparece no sonho de Dom Bosco, com 9 anos de idade - este é Jesus!

- Não com pancadas mas com mansidão e caridade. O método de Dom Bosco virá logo com seu aprendizado com os seus garotos ao vivo.

- a Senhora - sonho de 9 anos - tinha o aspecto majestoso como o sol. É a Virgem Mãe Auxiliadora de Dom Bosco.

- Tornar-se forte e robusto na pastoral das crianças. Assim será humilde, forte e robusto por amor a Jesus nos pequeninos e pobres...

- Dom Bosco menino chora... revela uma emoção forte...

- Mamãe Margarida observa que o menino Bosco crescia inteligente e generoso.

- Ao se tornar padre, Margarida mãe só entrará em sua casa se for pobre e não apegado ao dinheiro.

"- Ser padre é começar a sofrer!" Mamãe Margarida!

- O menino Bosco corre risco com as amizades duvidosas, mas percebe que os outros se tornam melhores com sua presença. Prefere antes deixá-los para ouvir os conselhos de sua mãe.

- Um anjo ou vários o sustém nos saltimbancos.

- Pe. Calosso ajuda o menino prodigioso na memória. Mas, depois, a morte do padre - vê-se sem esperança no futuro e sem estudo. Morrera um amigo.

- Dom Bosco iria andar léguas e viajar com sapatos a tiracola

- São José Cafasso, "o padre da forca" - que se dedica totalmente aos criminosos até transportá-lo ao lugar do suplicio ou da forca de jovens que matavam ao roubar. Dom Bosco segue esse caminho cruel como padre e conselheiro:

"- Muitos são assim porque não há ninguém que cuide deles."

_ "Diríeis os carinhos da Virgem Auxiliadora": A ação concreta de Dom Bosco é sorrir, acolher todos os meninos barulhentos (qundo a sociedade já não os quesera e os abandonara - eram sem-teto e sem comida, sem profissão, sem escola... sem pais), abrir oratórios, tirá-los dos perigos e do pecado social, ensinar profissões em oficinas, atender em confissões, visitar os meninos nas prisões, educar na fé, administrar a primeira comunhão aos mais velhos que perderam pais em guerras ou doenças, ir à periferia do capitalismo e das empresas...

Dom Bosco também do campo, sabia o que era andar sem rumo, chorar, ter fome, frio, ser expulso...

- Dom os queria bem e por isso, conseguia gente e ricos a favor dos garotos. Isso fazia diferença, quando tudo havia deserdado da sorte a multidão de jovens e garotas pobres e a cidade não acredita em camponeses.

- Dom Bosco como homem sabia que precisava de amigos e uma sociedade para continuar seu trabalho - ele iria morrer e as forças estavam no fim, havia tido desmaios, estafas e stress de tanto trabalhar. Vários lugares e mudanças de lugar. Casas que caiam e ninguém morria. Perseguições e incompreensões de todo tipo e de colegas.

- E os meninos oravam por Dom Bosco como se ora por um santo, um santo pai, um único e bom pai, que os acolhera... O oratório reza para não morrer! Assim, Dom Bosco peregrinou a Itália e alguns países para não ver abandonada a juventude... Os milagres vieram...

A graça veio: A Virgem tudo Fez! Dom Bosco sobrevive e vence todos os obstáculos, até o Grigio aparece (o misterioso cão cinzento do céu). A providência providenciou tudo para o bem das almas e a saúde dos corpos dos meninos contra o pecado e as doenças.

-Deus suscita meninos santos nas obras salesianas como Domingos Sávio, o santinho de 15 anos vindo de Mondônio, e outros...

- Dom Bosco compreendeu o que o sonho dos 9 anos propusera: transformar jovens em autênticos cristãos - cidadãos do céu: apaixonados por Jesus, Maria, o papa... Não desprezarem a Igreja que somos cada um de nós, cada jovem - uma Igreja em obra, em construção!

FNAC

Livraria Cultura

Livraria Nobel

Livraria Saraiva

Submarino

Encontrar em uma biblioteca

Todos os vendedores »

Comprar livros no Google Play

Procure a maior eBookstore do mundo e comece a ler hoje na web,

no tablet, no telefone ou eReader.

Ir para o Google Play agora »

Smiling Don Bosco

Capa

Fr J. L. Chiavarino

Better Yourself Books, 1946 - 237 páginas

______________________

Presbítero; "Pai e Mestre da Juventude";

Fundador da Congregação Salesiana

Nascimento 16 de agosto de 1815 em Becchi

Morte 31 de janeiro de 1888 (72 anos) em Turim

Veneração por Igreja Católica Apostólica Romana

Beatificação 2 de junho de 1929, Roma por Papa Pio XI

Canonização 1 de abril de 1934, Roma por Papa Pio XI

Festa litúrgica 31 de janeiro

Padroeiro jovens

https://pt.t.wikipedia.org/wiki/Dom_Bosco

J B Pereira e https://www.youtube.com/watch?v=OWxXhtMLEhY
Enviado por J B Pereira em 26/06/2018
Reeditado em 26/06/2018
Código do texto: T6374028
Classificação de conteúdo: seguro