A origem do latim
CARDOSO, Zélia de Almeida, Iniciação do Latim. Série Princípios. 6º ed. Rio de Janeiro; ÁTICA, 2011.
Ana Nayara Lopes Borges
Yerí de Almeida Tourinho
Dra. Rosângela Lemos (Orientadora)
Antes de falarmos sobre a origem do latim, vamos explicar um pouco sobre uma outra língua, indo-europeia. O indo-europeu é uma língua onde não se pode comprovar a sua existência, pois esta língua não tem nenhum registro, apenas alguns estudiosos que se comprometeram a estuda-la e mostrar hipoteticamente onde surgiu.
Não se sabe ao certo onde surgiu, porém pressupõe que seria em algum lugar da Estepe Pôntica, norte do mar negro. Sua disseminação deu-se ao fato de seus falantes terem migrado para outros lugares, não se sabe o motivo, fazendo assim com que surgisse outras diversas línguas, como é o caso do latim.
O latim teve sua origem no lácio e sua importância se deu ao prestígio de Roma. Essa língua tem 6 fases, sendo elas na seguinte ordem latim pré-histórico, proto-histórico, latim arcaico, clássico, vulgar e pós-clássico. Sendo assim, entende-se qual a importância da origem do latim, tendo como língua matre de uma grande quantidade de línguas hoje bastante falada, dentre elas: italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, romeno e provençal. O dalmático, falado antigamente na costa da Dalmácia, na Croácia, também tinha origem latina, mas hoje é considerada uma língua extinta.