A VIDA SECRETA DAS PLANTAS, resenha

A VIDA SECRETA DAS PLANTAS, resenha
Miguel Carqueija

“A vida secreta das plantas”, por Peter Tompkins e Christopher Bird. Círculo do Livro S.A., São Paulo-SP, sem data. Título originall: “The secret life of plants”. Tradução: Leonardo Fróes. Capa: Alfredo Aquino.

Com mais de 350 páginas este tratado focaliza de forma apaixonante um grande número de pesquisas realizadas em diversas épocas por cientistas e leigos em várias partes do mundo abordando as relações entre os vegetais e o meio ambiente e também com os seres humanos. Acaba porém derivando para além da parapsicologia, chegando até a teosofia e mesmo a exdrúxula teoria da “Nova Era”.
Por certo há um copioso material para estudo mostrado na obra, o que não quer dizer que a gente deva acreditar em cada linha, cada interpretação ou insinuação dos autores. Há qualquer coisa de Däniken no livro.
A partir de Clive Bachster na década de 1960, recuando com frequência no tempo (o livro é da década de 70), o texto vai focalizando inúmeras pesquisas surpreendentes que pretendem revelar até uma espécie de telepatia entre seres humanos e plantas. Goeth, L. George Lawrence, C.W. Bradley, Melvin Calvin, Charles Darwin, Donald Hatch Andrews, Viktor Adamako, Wilhelm Reich, Ivan Isidorovitch Gunar, Jagadis Chandra Bose, Nina Kulejina, George Washington Carter e muitos outros nomes desfilam e no meio de tudo uma valiosa mensagem em favor do abandono de fertilizantes químicos e pesticidas, que consomem o solo e envenenam o alimento. Todavia, apesar das muitas informações úteis, o estudo derrapa facilmente para temas obscuros e conclusões questionáveis e fantasiosas.

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2017.