Resenha de livro – Pequeno Segredo – A lição de vida de Kat para a família Schurmann

Resenha de livro – Pequeno Segredo – A lição de vida de Kat para a família Schurmann

Resenha de livro

1. Título – Pequeno Segredo – A lição de vida de Kat para a família Schurmann

2. Autor – Heloisa Schurmann

3. Editora – Impresso pela Edigráfica para Agir – Nova Fronteira

4. Edição – Edição de Setembro de 2012 – ISBN 978-85-2201-340-1

5. Apresentação – Capa em cartão de 250g/m2 com impressão colorida. Miolo em papel Avena 80g/m2 com impressão com fonte Eletra LT ST 11,5. Tipos: Textos do autor: Agaramond, corpo 11,5,entrelinha 14; Titulo: Sava pro lite corpo 28, entrelinha 33,6; Cabeçalho e numero de paginas: Sava Pro Light corpo 9 e (fólio) corpo 12, 5.

6. Prefácio – Com o título de Prólogo, A autora, descreve uma abertura do livro pelo momento de reflexão da perda da sua querida filha comparando o momento com uma peça encenada no teatro da vida onde a principal estrela seja a Kat.

7. Índice – O livro possui um sumário dos 14 capítulo que entrelaçam toda a trama e dá sentidos ao relatos, deixando o leitor em todo instante a par dos momentos chave. Interessante ressaltar a utilização de lendas locais do Amazonas fazendo alusões aos momentos dos pais da Kat

8. Gênero da obra – Narrativo de fatos da vida real. A obra é uma narrativa em primeira pessoa de uma navegadora brasileira que corajosamente expõe seu amor de mãe incondicional a sua filha adotada.

9. Ponto de vista do que está escrito – A obra é uma homenagem da mae para a filha Kat Schurmann, com relatos precisos de sua existência e a mudança instaurada no seio da família desde sua chegada aos 3 anos de idade. Os desafios e os compromissos continuaram os mesmos para a família mas houve uma reavaliação das prioridades de modo a dar conforto e qualidade de vida para a Kat. As transcrições de algumas paginas do diário da Kat apresenta ao leitor como um brinde maravilhoso mostrando sua juventude, seus anseios, suas duvidas, seus amigos, seus amores, seus conhecimentos, sua gratidão, sua inocência.

10. Estilo da autora – Linguagem informal com algumas referencias a folclores regionais amazônicos baseado nos relatos do amor vivido pelos pais de Kat. A cronologia dos fatos são bem colocados deixando o leitor muito atrelado ao relatos sequenciais, A adição de bastante fotos da Kat em vários momentos dos relatos ajuda muito ao leitor participar um pouco da vida da Kat, com certeza o leitor ao terminar de ler o livro retornará as fotos e viajará novamente pelas paginas dos relatos lidos. Endereçado a um público adulto, mas sem restrição de idade e de gosto pelo mistérios da vida real, pela relação pais filhos e pelo amor incondicional a figura humana com necessidade especias, principalmente as atingidas pelo letal vírus da Aids. O autor utiliza muito bem das fotos coloridas e em preto e branco relacionadas aos principais momentos relatados nas paginas de texto que ajudam a desnudar e abrilhantar os momentos mais marcantes da narrativa.

11. Conceitos definidos – Acredito que há conceitos sub-tendidos no relato, principalmente no tocante a preconceitos em geral das pessoas. Seja o preconceito racial e o preconceito as pessoas com doenças terminais. A falta de tato dos médicos em lidar com os sentimentos das pessoas e também berros de protestos contra a pirataria em alto mar protagonizadas por indivíduos inescrupulosos em alguns locais do mundo.

12. Exatidão das informações da obra – No prefácio o autor já explica tratar-se de relato de vida real, mas o autor também protege algumas informações mudando nomes ou omitindo conforme tão bem informado no prefacio.

13. Completabilidade – A obra é completa, pois ao final do livro o leitor encontra todas as explicações necessárias da narrativa a qual se propôs a autora no titulo do livro, ou seja, compartilhar uma lição de vida.

14. Resumo da obra – Obra de narrativa da vida real sobre a vida de uma menina que foi inesperadamente adotada pela autora a partir dos 3 anos de idade. Uma adoção em face a uma profunda amizade entre navegadores e solicitação desesperada de um pai vitima de doença terminal

Resumo dos Capítulos:

São num total de 14 capítulos de títulos:

1– Baia de Opua Nova Zelândia

Devido a uma tempestade e consequente quebra do barco a família Schurmann permaneceram por um tempo na Nova Zelândia onde conheceram o casal Robert e Jeane e a filha Kat.

2– Jeane

Narrativa dos eventos que levaram Jeane a conhecer Robert

3 – Robert

Narrativa dos eventos que levaram Robert conhecer Jeane

4– O boto cor de rosa.

Narrativa do primeiro encontro romântico do casal Robert e Jeane. O Robert alto e vestido de branco lembra as irmãs de Jeane a lenda do boto cor de rosa. Robert deixa Jeane e vai trabalhar no Chile

5– O feitiço de Iara.

Como na lenda que a sereia enfeitiça os marinheiros, Robert volta para os braços da amada.

6– Um grande rio sem margens.

O veleiro Jeane está pronto para velejar o mundo. Jeane moça do interior do Amazonas acostumada ao Juruá foi apresentada aos mares do mundo que pareciam um grande rio sem margens. Numa primeira etapa o casal, destina-se ao Brasil. Retornam a terra natal de Jeane onde se casam e logo partem para a volta ao mundo, chegando ao Taiti ela visita um médico e descobre a gravidez. O casal muda de planos e seguem para Nova Zelândia e estabelecem lá onde planejam criar seu esperado bebe.

7–Reencontro

Robert vem ao Brasil com Kat e encontra a família Schurmann. Conta o drama que está vivendo e pede ajuda para criar a Kat.

8–Quem é essa menina tão iluminada?

Tão corajosa nos momentos dos exames médicos,

9–Katherine Schurmann

Adotada pela família Schurmann de papel passado por um pai amoroso e terminal, que só queria o melhor para sua menina. Kat aos poucos passa a viver com os novos pais e o pai biológico retorna para Nova Zelandia

10–Barbara

A mãe de Robert recebe o filho de volta em casa sem ter conhecimento do estado de saúde dele. O pai dele está doente e vem a falecer. Robert conta pra mae do seu estado de saúde. Ela quer a guarda da Kat e consulta advogados.

11–Bom dia Sol, Boa noite estrela

A família Schurmann sai em mais uma expedição e desta vez com uma nova marinheira a bordo do Aysso. Kat cheia de curiosidade com um mundo novo que se abre aos olhos. Ela tem um jeito todo especial de encarar o mundo.

12–Heloisa

Barbara liga para a autora a fim de ficar com a guarda da Kat. Robert ouve e a repreende. E Robert conta a mãe que Kat também tem o vírus.

13– Heloisa e Barbara

Barbara liga novamente para a autora e pede desculpas pela exaltação da ligação anterior.

14–Querido diário

Trechos da vida de Kat contada por ela mesma. Inclui desenhos

15. Conclusão - Uma obra que nos leva de carona numa mais impressionantes historia real de amor, uma verdadeira lição para todos. O leitor estará a bordo do Aysso conhecendo o mundo junto com a Kat e sua Família adotiva, fazendo novas amizades ao mesmo tempo em que dificuldades da saúde da Kat soam pior que as piores das muitas tempestades que o barco atravessa. É um relato de muita coragem e ao mesmo tempo uma declaração de amor a vida ao mesmo tempo em que é uma aventura pelos mares do mundo.

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2015.

Critico Literário: Caco Soares