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Irmão em W. Gruen (1984, 40): PEQUENO VOCABULÁRIO DA BÍBLIA

Os filhos dos mesmos pais; membros do mesmo grupo, achegados.
O conceito de família na Bíblia é diferente do moderno: membros do mesmo clã em Gn 7, 1-7; 46, 8 - 26 e 1 Samuel 20, 29.
Pode ser o irmão o parente próximo, primo, sobrinho, tio, cunhado. Pode ser o irmão correligionário, patrício, colega.
[Hoje brincamos na gíria: mano. J B Pereira]
No Novo Testamento, os apóstolos são irmãos uns dos  outros (Luc 22, 32; At 1, 15) e até de de Jesus (Jo 20, 17)

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O HEBRAICO TRADUZIDO PARA O GREGO Imprimir Enviar via E-mail
Por: Carlos J. Magliano Neto

http://estudando.universocatolico.com.br/popups/articleswindow.php?id=20&print=print

“A palavra grega traduzida como irmãos no referido texto (Mc 6:3) foi ‘adelphós’, que significa literalmente ‘nascidos do mesmo útero’, o que destrói qualquer argumentação racional de que Maria não gerou outros filhos e que os referidos eram primos ao invés de irmãos”                (pág. 27)
 
Carecemos de muita informação sobre o uso das palavras “primos” e “irmãos” no Novo Testamento. Vamos a um detalhado estudo sobre as línguas da Bíblia:
 
A Bíblia começou a ser escrita mais de 1000 anos antes de Cristo na língua hebraica, pois esta era a língua falada na Palestina até o povo de Deus sofrer o cativeiro de cinqüenta anos na Babilônia em 586 a.C.

Após o cativeiro, parte do povo que voltou para a sua terra começou a falar o aramaico; a outra parte de judeus imigrou para o Egito onde começou a falar o grego.
Mas, a Bíblia continuou a ser lida e copiada em hebraico, sua língua original.

Por volta do ano 300 antes de Cristo, o grego havia se tornado a nova língua do comércio e invadiu o mundo daquele tempo. Então, por volta do ano 250 antes de Cristo, os judeus que estavam no Egito desde o fim do cativeiro já não sabiam mais o hebraico e nem o aramaico, tendo dificuldades para ler a Sagrada Escritura.
Para resolver a questão, um grupo de setenta e dois sábios judeus (seis de cada tribo de Israel) se reuniu em Alexandria (Egito) e pegaram todo o Texto Sagrado escrito na esquecida língua hebraica (com partes em aramaico) e o traduziram para o grego, formando assim a chamada Bíblia dos Setenta ou Septuaginta.
Essa tradução grega tornou-se o referencial dos Apóstolos e dos primeiros cristãos na confecção do Novo Testamento que também foi escrito em grego.
 
Entendido isso, vamos agora saber o que houve com a palavra irmão ao ser traduzida do hebraico (língua original) para o grego (língua agora mais usada).
 
Na língua hebraica a palavra irmão se escreve ’ah e significa filhos dos mesmos pais, mas poderia significar também outros parentes, porque não existe variedade de palavras hebraicas para designar a parentela. Quando se traduziu a Sagrada Escritura para o grego, o termo grego usado para traduzir ’ah (irmão ou parente em hebraico) foi "adelphós", que é irmão em grego e significa exatamente: “nascidos do mesmo útero”.

Com esta tradução, adelphós recebeu também um significado mais amplo do que apenas nascidos do mesmo útero, pois "adelphós" passou na tradução a ser ’ah (irmão ou parente).
 
Precisamos agora investigar até onde os semitas utilizavam adelphós; para podermos estabelecer o grau de parentesco desses adelphoi; (irmãos) com Jesus.
 
No grego se designa com essa palavra especificamente o irmão carnal, ou pelo menos o meio irmão.
Mas, existem exceções como um antigo documento chamado Marco Aurélio 1,14,1; assim como numerosos textos de papiros egípcios, onde, da mesma forma como na tradução grega do Antigo Testamento, os filhos dos irmãos (sobrinhos) ou mesmo primos são chamados de "adelphós", ou seja, irmão.

Veja o exemplo de I Crônicas 23,21-22: “Filhos de Mooli: Eleazar e Cis. Eleazar morreu sem ter filhos, mas somente filhas, que se casaram com os filhos de Cis, seus adelphói (irmãos)”, o texto deveria ser: “... se casaram com os filhos de Cis, seus primos”. Leia também Gn 13,8; Gn 31,22-23; Ex 2,11; Jz 9, 1-3; I Cr 15,1-5; I Cr 23,21-22; II Cr 36,10.
 
Apesar dos autores do Novo Testamento terem tido a possibilidade de usar termos específicos existentes no grego para designar a parentela como primo (="anepsiós") ou parente (="sungenees"), eles os utilizaram muito pouco.

Isso por dois motivos: eles tiveram como referência a tradução grega do Antigo Testamento e, nesta tradução, "adelphós" engloba toda a parentela; e também tendo eles tido a pobre língua hebraica como língua original, não se importavam muito com a exatidão dos termos da língua grega.

Isso notamos, por exemplo, quando São Paulo escreve em grego: “Em seguida, o Senhor apareceu a mais de quinhentos "adelphoi" (=irmãos) de uma vez” (1ª Cor 15,6). Com certeza, São Paulo não dizia que estes mais de quinhentos irmãos eram nascidos do mesmo útero, mas sim usava "adelphói" ou irmãos; na sua amplitude maior [=discípulos ou seguidores de Jesus].

Para comparação temos o fato de que a palavra portuguesa saudade não tem tradução em muitas línguas.
Essa palavra quer dizer exatamente lembrança triste do que ou de quem está distante.
Então, vamos ao exemplo: como o inglês é uma das línguas onde não existe o termo exato para designar saudade, se usam termos com outros significados, mas que ganham uma amplitude para englobar saudade.

Então se alguém escrevendo em inglês quiser escrever saudade, esta pessoa utilizará (entre outras) a palavra "longing" que primeiramente quer dizer: ânsia/desejo intenso de algo inacessível no momento.
Ao traduzir esse texto para o português, onde se procure ser fiel ao original (como foi o caso da Septuaginta) o tradutor traduzirá "longing" com sua designação inicial, ou seja, ânsia/desejo, apesar de existir na língua portuguesa o termo específico para designar saudade.
Desse modo, a tradução ânsia/desejo terá um alargamento, em que se englobará também saudade, do mesmo modo como "adelfós" que passou a ter outros significados na tradução grega e, daí, no costume semítico.

Assim, percebemos que nem sempre "adelphós" quer dizer filhos do mesmo útero.

[MAS DEIXOU FORA OS OUTROS SIGNIFICADOS DE AMIGOS, SEGUIDORES, PARENTES, ETC., gerando confusão nas interpretações quanto aos irmãos de jesus como filhos de Maria, o que nos é um equívoco teológico.]

Portal Universo Católico
J B Pereira e W. Gruen e http://estudando.universocatolico.com.br/popups/articleswindow.php?id=20&print=print
Enviado por J B Pereira em 14/10/2017
Reeditado em 14/10/2017
Código do texto: T6142700
Classificação de conteúdo: seguro

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Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
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J B Pereira