Resenha da obra O navio das noivas Jojo Moyes

Moyes,Jojo, 1969- O Navio das noivas/ Jojo,Moyes;tradução de Flávia Rossler.-[ edição popular.ed] – Rio de Janeiro: Intrínseca,2017.

O romance inicialmente era transmitido oralmente para as pessoas, mas ao longo dos séculos passou a ser escrito e,hoje,é um dos gêneros literários mais lidos. A obra em questão é um romance de Jojo Moyes,autora de diversos Best-sellers, e bastante conhecida no mundo literário. O navio das noivas como o próprio título sugere não é um navio qualquer,pois transporta além do que é considerado normal muitas noivas,é claro. A história começa com uma viagem feita por uma senhora e sua sobrinha ao exterior e,apesar do cansaço, a senhora tenta acompanhar o ritmo da neta durante o trajeto. Elas estão praticamente retornando para suas vidas,quando ao pararem numa praia, a avó da garota vislumbra um velho navio. A partir de então, o presente fica para trás e ela ,através do seu relato, leva-nos para o fim da grande guerra. O Victoria,nome de um dos nossos protagonistas, está praticamente realizando a sua última viagem. Em seu interior, há muitos homens que sofreram os horrores de uma sangrenta guerra,um comandante resignado e apaixonado pelo que faz, uma tripulação compromissada e uma quantidade de mais ou menos seiscentas noivas que farão uma viagem em busca de seu grande amor:seus maridos. A obra não é dividida em grandes blocos,mas podemos perceber que a autora leva-nos do geral para o particular.Pois, nos mostra a história do navio e de alguns personagens sem muita profundidade....Porém,no decorrer da narrativa vamos descobrindo a real história de cada personagem e não é difícil afirmar que a leitura nos envolve demais com seus pormenores. Quatro noivas em específico: Jean, Francis, Margarete e Avice é que se tornam,juntamente com o Victoria,o ponto auge da narrativa. A autora nos mostra seus medos, suas histórias, suas dúvidas e impressões ,além de uma vida totalmente diferente da que imaginavam no interior do grande navio. O comandante e um fuzileiro,Nicol, também ganham força no de correr da narrativa e não há como não se identificar em alguns aspectos com a história de ambos. As noivas enfrentam muitas adversidades à bordo e,inclusive, um acidente em alto mar,mas chegam ao seu destino final:Londres. O livro é excelente e com um final não tão óbvio quanto poderia parecer, pois ele é descortinado para o leitor nas últimas linhas. Para quem gosta de um ótimo romance que envolva não somente o amor em si ,mas uma guerra, um navio e dezenas de mulheres apaixonadas é uma excelente opção de leitura. A obra foi muito bem escrita e baseada em alguns relatos reais do que realmente houve com aquelas mulheres.

Aglycia Chaves
Enviado por Aglycia Chaves em 05/09/2017
Código do texto: T6105581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.