RESENHA PARA O LIVRO "PARA QUEM AMO" DO POETA ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA"
RESENHA SOBRE O LIVRO “PARA QUEM AMO” DO POETA ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA.
Mais uma vez, tenho a honra de ter em mãos uma obra de valor incomensurável, presente do nobre poeta conterrâneo ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA, natural de Massapê- Ce.
Trata-se de um livro de poemas estruturado em 126 páginas, artisticamente elaborado pela Scortecci Editora.
O referido livro intitula-se “PARA QUEM AMO” e acomoda em suas páginas 113 poemas direcionados não somente a um público apaixonado pela poesia lírica, mas ainda ao leitor politizado ou com senso de humor apurado, já que existem poemas de cunho social, filosófico e humorístico.
O Objetivo desta bela obra é tornar a atividade de ler uma ação prazerosa, permitindo ao leitor uma identificação com o pensamento do autor. Com a consciência de que a rima dá vida ao poema, diferenciando-o da prosa, Galdino caprichou na rima, afirmando que é do poema rimado que a maioria do público leitor prefere.
Nas páginas 13 e 14, o nobre poeta prestigiou-me com a publicação de um poema de minha autoria, que lhe dediquei para um livro seu anterior: “O POETA DO RISO E DO AMOR”. Por que esse título? O estro poético do Galdino é simples, lírico, encantador e mesmo tecido com as fibras do amor, ou em outros temas, tem sempre uma dosagem de humorismo, tornando-o agradável e com receptividade. Veja na página 79, o poeta extravasa seu humor ao mencionar “quem fala mal dos outros”, em versos bem delineados:
“Deve ser um roedor de unha,
Está de Zica ou ‘chicungunya’.
*
Na página 104, o poeta faz menção futurista de uma vida melhor para o nosso amado Brasil e declara o quanto o ama. Veja nos versos:
“Nesta Nação positivista
Que eu tanto amo e louvo
Com pensamento futurista”!
*
Um dos poemas belíssimos em que o poeta esbanja criatividade e lirismo, encontramos nas páginas 92 e 93 _ “MIRAGEM NA TERRA”. A dura realidade que ainda existe em pleno século 21, no nosso planeta Terra. Vale a pena conferir.
*
É assim, a obra magistral do querido nobre poeta ANTÔNIO GALDINO ALVES DE SOUZA um ícone de nossa Literatura. Sinceros agradecimentos, pelas referências construtivas à minha pessoa, que me incentivam a difundir ideias, compartilhando assim, com a cultura e literatura do nosso País.
Maria de Jesus Araújo Carvalho / Fortaleza, 25/08/2017.