Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vozes do Mar O Movimento dos Marinheiros e o golpe de 64 - Flávio Luís Rodrigues.

VOZES DO MAR.
O MOVIMENTO DOS MARINHEIROS
E O GOLPE DE 64.



          Flávio Luís Rodrigues é um historiador paulista e mestre em história das Faculdades Metropolitanas Unidas ,FMU onde leciona o curso de história medieval além outras disciplinas. Em sua obra Vozes do Mar O movimento dos Marinheiros e o Golpe de 64,ele dá nova luz sobre o golpe civil militar ocorrido no Brasil no dia 1° de abril de 1964 onde ,descontentes com os rumos do governo de João Goulart os militares tomaram o poder.
          Após esse episódio, muito se foi falado,pré julgado e condenado sobre os algozes do golpe civil militar de 64. No entanto o autor da uma nova perspectiva sobre o assunto dando voz aos marinheiros que participaram ativamente do desenrolar dos fatos ,desde a criação da associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil  a AMFNB no dia 25 de março de 1962 até a fatídica semana que antecede o segundo aniversário da associação no ano de 1964,onde amotinados os marinheiros e fuzileiros navais foram de maneira rasteira acusados de serem o estopim que deu fim ao governo de João Goulart.
          O livro em questão, a priori ,poderia ser apenas mais um falando sobre o ocorrido em 64,porém não é. Flávio Luís Rodrigues como bom historiador, usa todo seu conhecimento para investigar e esmiuçar os fatos que levaram uma inocente associação recreativa e educativa a se tornar um instrumento perigoso para a hierarquia da marinha brasileira. O autor ,utiliza se de documentos importantes para não deixar dúvidas sobre sua pesquisa e investigação dos fatos.
          Diferente de outras obras sobre o golpe civil militar de 64,o escritor deu voz aos marinheiros e outras pessoas ligadas diretamente ao AMFNB, não deixando espaço para achismos e frases vagas e batidas como “ a história provou que…” Essa é a grande diferença entre um trabalho feito por um historiador sério e comprometido com os fatos para um jornalista que se preocupa apenas em elaborar um texto contando um lado da história.
          Isto posto,vale notar que, como historiador o autor tem todo o cuidado ao citar fontes e passagens ,dando crédito ao se referir de uma determinada passagem para não se apropriar de frases e idéias que não o pertence. Além do mais,o fato de ter entrevistado os marinheiros daquela época trás bastante credibilidade à obra apresentada. Os fatos narrados pelos marinheiros é lançada junto aos acontecimentos que ferviam no Brasil durante as décadas que antecederam os turbulentos anos 60,onde o medo de uma investida comunista foi utilizada de forma massiva para a derrubada do presidente João Goulart que entre outras coisas ,era taxado como fraco para governar o país e que isso motivava  a desordem e a quebra de hierarquia no seio militar.
          O livro Vozes do Mar O Movimento dos Marinheiros e o Golpe de 64 do mestre em história Flávio Luís Rodrigues é, portanto, um relato muito interessante, pois como o próprio título do livro diz ,dá voz aos marinheiros que participaram de forma efusiva da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil que entre outras reivindicações ,queriam  reconhecimento junto ao ministério da marinha brasileira ,para poderem continuar com seus projetos pedagógicos e recreativos de maneira  mais eficiente. Esses homens do mar que ficaram durante anos de forma quase anônima na historiografia brasileira, ganham voz nesse belo trabalho e o Brasil inteiro precisa saber o que tem a dizer as Vozes do Mar.



Rodrigues, Flávio Luís
   Vozes do mar:O Movimento dos Marinheiros e o golpe de 64/
Flávio Luís Rodrigues.-São Paulo : Cortez,2004.

   Bibliografia
   ISBN 85-249-1012-7

  1.Brasil - História - Movimento dos Marinheiros, 1964  2.Brasil
História - Revolução de 1964 3. Brasil I.Título. II. Título: O
      Movimento dos Marinheiros e o golpe de 64.
04-1823.                                                                 CDD - 981.08

Joey Rascunho
Enviado por Joey Rascunho em 09/08/2017
Código do texto: T6079045
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Joey Rascunho
São Paulo - São Paulo - Brasil
59 textos (1478 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/17 07:54)
Joey Rascunho