Mayombe, de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos; A verdade sobre Romeu e Julieta
Mayombe – Angola, 1980 - Pepetela -Publicação no Brasil: LeYa, 2013 - 256 Páginas
Pepetela https://pt.wikipedia.org/wiki/Pepetela
Pepetela
Nome completo Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos
Nascimento 29 de outubro de 1941 (75 anos)
Benguela, Angola
Prémios Prémio Camões 1997
Género literário Romance, conto
Magnum opus
Lueji : o nascimento dum império
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela (Benguela, 29 de Outubro de 1941), é um escritor angolano.
A sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta. Durante a longa guerra, Pepetela, angolano de ascendência portuguesa, lutou juntamente com o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) para a libertação da sua terra natal. O seu romance, Mayombe, retrata as vidas e os pensamentos de um grupo de guerrilheiros durante aquela guerra. Yaka segue a vida de uma família colonial na cidade de Benguela ao longo de um século, e A Geração da Utopia mostra a desilusão existente em Angola depois da independência. A história angolana antes do colonialismo também faz parte das obras de Pepetela, e pode ser lida em A Gloriosa Família e Lueji. A sua obra nos anos 2000 critica a situação angolana, textos que contam com um estilo satírico incluem a série de romances policiais denominada Jaime Bunda. As suas obras recentes também incluem Predadores, uma crítica áspera das classes dominantes de Angola, O Quase Fim do Mundo, uma alegoria pós-apocalíptica, e O Planalto e a Estepe, que examina as ligações entre Angola e outros países ex-comunistas. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto em Luanda.
Livros de Romances
1972 - As Aventuras de Ngunga
1978 - Muana Puó
1980 - Mayombe
1985 - O Cão e os Caluandas
1985 - Yaka
1990 - Lueji
1992 - Geração da Utopia
1995 - O Desejo de Kianda
1997 - Parábola do Cágado Velho
1997 - A Gloriosa Família
2000 - A Montanha da Água Lilás
2001 - Jaime Bunda, Agente Secreto
2003 - Jaime Bunda e a Morte do Americano
2005 - Predadores
2007 - O Terrorista de Berkeley, Califórnia
2008 - O Quase Fim do Mundo
2008 - Contos de Morte
2009 - O Planalto e a Estepe
2011 - A Sul. O Sombreiro
2011 - Crónicas com Fundo de Guerra
2013 - O Tímido e as Mulheres
2015 - Crónicas maldispostas
2016 - Se o Passado Não Tivesse Asas
Peças teatrais:
1978 - A Corda
1980 - A Revolta da Casa dos Ídolos
2011 - Crónicas com Fundo de Guerra
2015 - Crónicas Maldispostas
Cap. 1 – “Eu, O Narrador, Sou Teoria.
Nasci na Gabela, na terra do café. Da terra recebi a cor escura de café, vinda da mãe, misturada ao branco defunto do meu pai, comerciante português. Trago em mim o inconciliável e é este o meu motor. Num Universo de sim ou não, branco ou negro, eu represento o talvez. Talvez é não, para quem quer ouvir sim e significa sim para quem espera ouvir não. A culpa será minha se os homens exigem a pureza e recusam as combinações? Sou eu que devo tornar-me em sim ou em não? Ou são os homens que devem aceitar o talvez? Face a este problema capital, as pessoas dividem-se aos meus olhos em dois grupos: os maniqueístas e os outros. É bom esclarecer que raros são os outros, o Mundo é geralmente maniqueísta.” https://universosdepapellivros.wordpress.com/portfolio/leia-agora-um-trecho-de-mayombe-pepetela/
LEITURAS: PEPETELA - MAYOMBE - (trailer) Publicado em 4 de jun de 2014
“Mayombe foi escrito por Artur Maurício Pestana Dos Santos (Pepetela), no ano de 1970 quando o autor estava na guerrilha em Cabinda, durante a luta pela Independência de Angola. O livro foi publicado em 1980 e é um dos seus romances mais conhecidos.
FACEBOOK https://www.face https://www.youtube.com/watch?v=SgSsuOBU7ZQ&t=187s
[FUVEST] Mayombe (Pepetela) | Tatiana Feltrin - Publicado em 3 de jun de 2016
FUVEST | UNICAMP https://www.youtube.com/watch?v=w6-D8rLRoLg
... um narrador em terceira pessoa constantemente interrompido por diferentes narradores-personagens que tomam a palavra, se apresentam e se expressam. Dessa forma, Pepetela cria, na forma, o mosaico que também é tema do romance — conjunção entre forma e conteúdo que só grandes autores são capazes de fazer. Pepetela com certeza é um grande autor, o que se reflete em Mayombe não só nesse aspecto, mas na linguagem, nos diálogos, nos monólogos interiores, na construção das personagens — tudo bastante cuidadoso e impecável. As personagens de Mayombe merecem destaque. Diversas, esféricas e profundamente humanas, são retratadas em seus anseios e medos, que provavelmente são o que há de mais profundo em nós. O comandante Sem-Medo é uma das personas mais interessantes que já conheci. Um verdadeiro líder, Sem-Medo é inspirador, experiente e bem-humorado. Despojado da ingenuidade de muitos idealistas, sabe que a independência não será o fim dos problemas e que ele próprio dificilmente vai ser reconhecido quando a vitória vier — talvez, nem mesmo tenha lugar na nova sociedade que se formará. Mesmo assim, luta. Porque sabe que é o que tem a ser feito. Esse idealismo prático, por assim, dizer, é extremamente cativante. Não que o comandante seja a única personagem interessante: Teoria, o professor de pai português que sente a necessidade constante de se provar e problematiza o lugar do mestiço nessa sociedade bipolar; Comissário, o subcomandante que acredita na educação política do povo como elemento transformador; Ondina, a única mulher no romance, com sólida formação acadêmica, independência e determinação — são alguns exemplos do que se encontra nesse mundo múltiplo do MPLA. http://www.planocritico.com/critica-mayombe-de-pepetela/
“Mayombe” – Análise da obra de Pepetela http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/mayombe-analise-da-obra-de-pepetela/
Crítica | Mayombe, de Pepetela http://www.planocritico.com/critica-mayombe-de-pepetela/
RESUMO: https://resumoporcapitulo.com.br/mayombe/capitulo-1-a-missao/
A obra é uma reflexão envolta pelos ideais socialistas, sobre a dura realidade da sociedade angolana, sobre as perspectivas do movimento de libertação e da população local em relação aos princípios conflitantes do MPLA.
Cada personagens luta a seu modo por seus ideais de libertação.
... personagem Sem Medo (o comandante), Teoria (o professor), Verdade e Lutamos (destribalizados) e Mundo Novo, representante da elite africana que vai estudar fora de seu país, entre outros.
Ondina, a personagem feminina, é a mulher que instaura as transformações em alguns guerrilheiros do Mayombe. Por exemplo, o Comissário Político, seu noivo, é obrigado a amadurecer diante da traição e do rompimento da relação com ela. Sem Medo é impelido a refletir sobre o amor e a sacrificar seu desejo por ela.
Interessante notar que Ondina é a personagem que não tem voz na narrativa de Pepetela, o que reflete a crítica para a desigualdade de gênero na luta instaurada em Angola por libertação e justiça.
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/mayombe-analise-da-obra-de-pepetela/
Resumo por capítulo - Mayombe: Capítulo 1 - A MISSÃO
https://resumoporcapitulo.com.br/mayombe/capitulo-1-a-missao/
Mayombe: Resumo Por Capítulo. Paráfrase da obra de Pepetela, por Bruno Alves. Capítulo 1 – A MISSÃO. Quatorze membros do MPLA (Movimento Popular de ...
Resumo por Capítulo. A história do livro tem como cenário Angola nos anos 70, Resumo Por Capítulo - Mayombe: Capítulo 2 - A BASE
https://resumoporcapitulo.com.br/mayombe/capitulo-2-a-base/
Mayombe: Resumo Por Capítulo. Paráfrase da obra de Pepetela, por Bruno Alves. Capítulo 2 – A BASE. A Base fora construída em uma clareira aberta no meio ...
Resumo Por Capítulo - Mayombe: Capítulo 3 - ONDINA
https://resumoporcapitulo.com.br/mayombe/capitulo-3-ondina/
Mayombe: Resumo Por Capítulo. Paráfrase da obra de Pepetela, por Bruno Alves. Capítulo 3 – ONDINA. A comida havia acabado e o Chefe de Operações não ...
Resumo Por Capítulo - Mayombe: Capítulo 4 - A SURUCUCU
https://resumoporcapitulo.com.br/mayombe/capitulo-4-a-surucucu/
Mayombe: Resumo Por Capítulo. Paráfrase da obra de Pepetela, por Bruno Alves. Capítulo 4 – A SURUCUCU. Após um dia sem notícias da Base ou da ...
Resumo Por Capítulo - Mayombe: Capítulo 5 - A AMOREIRA
https://resumoporcapitulo.com.br/mayombe/capitulo-5-a-amoreira/
Mayombe: Resumo Por Capítulo. Paráfrase da obra de Pepetela, por Bruno Alves. Capítulo 5 – A AMOREIRA. Sem Medo retornou a Dolisie com os civis ...
Mayombe de Pepetela - Toda Matéria https://www.todamateria.com.br › Resumos de Livros
período que marca as lutas pela independência do país. No primeiro capítulo ...
SARTESCHI, Rosangela. A personagem feminina em Mayombe, de Pepetela: Os limites da transformação. Ano 2, V.1, 2011, ed. 05.
http://revista.benfazeja.com.br/2011/01/personagem-feminina-em-mayombe-de_9623.html
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Frases de William Shakespeare
SONETO CV= 105 Beleza, Bem, Verdade é o Amor por Ti.
Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
~ Soneto 18 ~
Se a comparo a um dia de verão
É mais belo e mais suave
como o vento e as folhas pelo chão
As estrelas e a noite é passageira
Brilha o Sol e o frio também.
O que é belo nos encanta por um só dia,
Na terna mudança das estações.
Mas o verão será eterno para nós,
E a beleza que seu rosto não perderá o brilho do olhar;
Nem chegará a desejar o fim de nosso amor:
Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.
Soneto 23 ~
Como no palco o ator que é imperfeito
Faz mal o seu papel só por temor,
Ou quem, por ter repleto de ódio o peito
Vê o coração quebrar-se num tremor,
Em mim, por timidez, fica omitido
O rito mais solene da paixão;
E o meu amor eu vejo enfraquecido,
Vergado pela própria dimensão.
Seja meu livro minha sabedoria,
Voz que diz em meu peito,
que implora amor e busca recompensa
A voz diz o que o coração quer:
sei ler o que escreve do amor;
Ouvir seus apelos contêm esperança.
Soneto 116
De almas sinceras a união sincera,
Amor é um marco eterno, dominante,
Amor não teme o tempo, muito embora
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos...
E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante...
Tudo isso acontece porque amo e penso em você...
~ Soneto 30 ~
Quando a olhei sente emoção
São as lembranças de amor,
Suspiro ainda quando vejo,
Desejo que seja feliz ao meu lado,
~ Soneto 92 ~
Enquanto eu viva tu és sempre meu,
Não há mais vida se tu não ficares,
Pois viva desse amor que é teu.
De vida abençoada eu sou, então,
Minha vida é ligada à tua sorte;
Como é feliz o fato que vejo.
Que sou feliz no amor, feliz na sorte!
Porém que graça escala meu ser?
Podes ser a alegria de amar e saber.
O amor é dos suspiros; puro mar de lágrimas... doçura refinada.
Consiste o amor: em ser infinita a vontade, e limitados os desejos...
Vermelha e branca é a rosa
Mas tal rosa sua face não iguala;
E há fragrância bem mais delicada
Do que a do ar que minha amante exala.
Gosto de ouvi-la, sua voz é bela e suave, nunca ouvi outra igual,
Mas minha amada caminha ao meu lado, mas a estrada é melhor com você juntos.
Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.
Quando penso em você me sinto flutuar,
me sinto alcançar as nuvens,
tocar as estrelas, morar no céu...
Tento apenas superar
a imensa saudade que me arrasa o coração,
mas, que vem junto com as doces lembranças do teu ser.
Lembrando dos momentos
em que juntos nosso amor se conjugava
em uma só pessoa, nós...
É através desse tal sentimento, a saudade,
que sobrevivo quando estou longe de você.
Ela é o alimento do amor que encontra-se distante...
A delicadeza de tuas palavras
contrasta com a imensidão do teu sentimento.
Meu ciúme se abranda com tuas juras
e promessas de amor eterno.
A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos...
E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante...
Tudo isso acontece porque amo e penso em você...
Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés
de uma pessoa mais velha; Que quando você está amando dá na vista; Que ter uma criança adormecida em seus braços é
um dos momentos mais pacíficos do mundo.
Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.
Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.
Tarde demais o conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-lo, amei-o.
Tarde demais a conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-la, amei-a profundamente.
Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.
É um amor pobre aquele que se pode medir.
Os homens de poucas palavras são os melhores.
Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.
"Sem saber amar não adianta amar profundamente."
Antes amar quem só o mal me deseja a quem, fingindo o bem, só o mal me enseja.
O amor não se vê com os olhos mas com o coração.
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê.
Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.
É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.
O verdadeiro nome do amor é cativeiro.
Algum desgosto prova muito amor, mas muito desgosto revela demasiada falta de espírito.
O curso do amor verdadeiro nunca fluiu suavemente.
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar,
por simples medo de arriscar.
Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.
Conservar algo que possa recordar-te seria admitir que eu pudesse esquecer-te.
A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.
Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.
Ponto amarelo é a cidade de Shakespeare: Stratford-upon-Avon fica longe de London (165 km), abaixo de Conventry , ambas são banhadas pelo Rio Avon, exceto London.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Stratford-upon-Avon#/media/File:Stratford_upon-Avon_-_Warwickshire_dot.png
Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. (William Shakespeare)
Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. (William Shakespeare)
Eu aprendi que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito. (Shakespeare)
Ama a todos, confia em poucos, não faça mal a ninguém.
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. (William Shakespeare)
Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia. (William Shakespeare)
É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada. (William Shakespeare)
Depois de um tempo você aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. (William shakespeare)
É estranho que, sem ser forçado, busque você trabalho. (William Shakespeare)
A desconfiança é o farol que guia o prudente. (Shakespeare)
Chorar velhos amigos que perdemos não é tão proveitoso e saudável como nos alegrarmos pelas novas aquisições de amigos. (William Shakespeare)
Sem saber amar não adianta amar profundamente. (Shakespeare)
Do jeito em que o mundo anda, ser honesto equivale a ser escolhido entre dez mil.- Hamlet (Shakespeare)
Duvide do brilho das estrelas. Duvide do perfume de uma flor. Duvide de todas as verdades. Mas nunca duvide do meu amor.
O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.
Oh! Que formosa aparência tem a falsidade.
O amor é cego, por isso os namorados não vêem as tolices que praticam. Quem não tem dinheiro, meios e paz, carece de três bons amigos.
https://www.frasesparaface.com.br/frases-shakespeare/
FILOSOFIA:
Na imaginação popular a fala é pronunciada por Hamlet segurando a caveira de Yorick, embora as duas ações estejam longes de si no texto da peça. Também é importante observar que o príncipe não está sozinho no palco: Ofélia, Polônio e o Rei estão escondidos. Há ainda a dúvida debatida por editores de edições diversas sobre o fato de Hamlet ver ou não o Rei e Polônio. Caso ele realmente tenha visto, talvez tenha pronunciado indiretas através de suas metáforas.
Notas e Referências
Ir para cima ↑ Tradução de SILVA RAMOS, Péricles Eugênio da. Hamlet Editora Abril, 1976. ISBN.
Ir para cima ↑ "The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark". Primeiro Fólio, 1623
to III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas frases da literatura mundial. O verso, citado pelo personagem principal Hamlet, é o seguinte:
Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e flechas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocaçoes
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais-herança do homem:
Morrer para dormir... é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal-prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia;
E desde que nos prendam tais cogitações,
Empresas de alto escopo e que bem alto planam
Desviam-se de rumo e cessam até mesmo
De se chamar ação.""[...][1]
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Ser ou não ser? Ou parecer?
A famosa frase “ser ou não ser eis a questão” (no original “To be or not to be, that’s the question”) vem da peça “A Tragédia de Hamlet – Príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare.
A cena que sempre me vem a mente é Hamlet, o personagem principal, com uma caveira na mão questionando se vale a pena continuar vivendo e sofrendo ou tirar-lhe a própria vida.
No início do ato III, cena I, Hamlet declama: Ser ou não ser, eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz ou pegar em armas contra o mar de angústias e combatendo-o, dar-lhe fim?
Shakespeare, ao escolher tal frase, “ser ou não ser eis a questão”, talvez ele não imaginava tantas interpretações dessa frase longe daquele contexto.
Ela pode ser entendida como uma alegoria qualquer “faço isso ou não faço? E agora o que faço?”.
No Fantástico, programa dominical televisivo da Rede Globo, tem um quadro interpretado por Luiz Fernando Guimarães intitulado “O Super Sincero”, onde ele fala o que lhe vem a mente. Aqui, o super sincero está sendo ele mesmo e sofre as consequências. Você imaginou o mundo em que cada um dissesse o que realmente ele pensa sobre o outro?
O que você diria aquele político em que você votou para representar a sociedade e ele está representando apenas seus interesses? E aquele colunista que te caluniou? E a teu chefe, teu patrão, você pode dizer o que realmente pensa? A tua mãe, teu pai, teu vizinho, tua esposa, namorada, namorado...
Para viver em sociedade, em muitos momentos deixamos de “ser” para “aparentar”. Eis a questão: Ser politicamente correto ou não ser? Ser eu mesmo ou não ser eu mesmo? Às vezes, ou muitas vezes, somente representamos, seguimos um papel existencial longe da nossa essência, do nosso puro ser.
Yin e Yang do Taoísmo, a luz e a sombra, bem e mal, preto e branco, o feio e o belo, macho e fêmea, masculino e feminino, essa dualidade habita nosso ser e nos completa. Na filosofia tradicional chinesa yin e yang são a lua e o sol, um completando o outro, o dual da unicidade.
Também para a filosofia clínica, psicologia, psiquiatria, aprendemos que na mesma pessoa somos masculino e feminino, o verdadeiro e o mentiroso, corajoso e covarde, o belo e o feio, a luz e a sombra. Nas civilizações tradicionais falam da nossa constante luta interna, como no dizer do Xamã Cherokee que afirma que “dentro de nós há dois lobos brigando, um mau e outro bom”. Ao ser questionado qual deles ganha o confronto, o xamã resonde: “aquele que eu mais alimentar”.
Na clínica, alguns casos são bem encaminhados quando o marido passa a dar mais valor no convívio com sua esposa, à luz que a sombra, o bem e não o mal, o belo e não o feio.
Ser ou não ser? Ou só parecer? Na vida, estamos constantemente decidindo o que seremos no instante a seguir. E nossa sabedoria será nosso instrumento para tal decisão.
http://www.filosofiaclinicasc.com.br/artigo/ser-ou-nao-ser-ou-parecer-9
Estamos juntos
Beto Colombo
beto@anjo.com.br
Artigo publicado no Jornal A Tribuna em 29/04/2010.
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Shakespeare escreveu suas obras no final do século XVI e início do XVII. Quatrocentos anos mais tarde, suas peças dominavam o Romantismo e a Europa. William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Warwickshire. Foi batizado em 26 de abril de 1564. Seu aniversário é 23 de abril. Estudou na cidade natal e, aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. A primeira coletânea surgiu somente em 1623. Em 1871, foi publicado o primeiro volume das edições Variorum.
William Shakespeare morreu em Stratford-upon-Avon, onde passou seus últimos anos, em 23 de abril de 1616.
As peças escritas por Shakespeare entre 1600 e 1608 têm uma visão pessimista e amarga da existência e do tratamento das paixões, conflitos e contradições da vida. As tragédias: Hamlet (1600-1601), Othello (1604-1605), King Lear (1605-1606; Rei Lear) e Macbeth (1605-1606), tem valor psicológico dos protagonistas, realçado pelo equilíbrio com os outros personagens e pelos diálogos e monólogos em linguagem poética.
Hamlet, a tragédia da dúvida, do desespero do solitário príncipe diante da violência do mundo. Claudius, o vilão, torna-se um traço FORTE da trama, a luta entre o bem e o mal, a aparências enganam, as paixões sobre a razão são temas freqüentes. Em Otelo, as conseqüências de tais atitudes não resultam em comédia, mas em tragédia. O vilão, uma personalidade interessante, por meio de ardis, leva Otelo a assassinar Desdêmona por ciúmes infundados. Rei Lear transcorre em torno do enlouquecimento de um rei, que precisa descrever uma árdua trajetória para tornar-se simplesmente homem. Macbeth é a única peça de Shakespeare aparentemente relacionada à situação histórica da Inglaterra do século XVI. O regicídio, considerado o pior dos crimes, é o tema central, tratado de forma extremamente poética.
Nas sombrias comédias Troilus and Cressida (1601-1602), paródia do heroísmo; All’s Well That Ends Well (1602-1603; Tudo é bom se acaba bem); e Measure for Measure (1604-1605; Medida por medida) oscilam entre a melancolia e a mordacidade. Anthony and Cleopatra (1606-1607) e Coriolanus (1607-1608) versam sobre fracasso e solidão final do herói.
Frases de William Shakespeare
SONETO CV= 105 Beleza, Bem, Verdade é o Amor por Ti.
Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
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Stratford-upon-Avon
Maps: https://www.google.com.br/search?sourceid=chrome-psyapi2&rlz=1C1GIGM_enBR623BR623&ion=1&espv=2&ie=UTF-8&q=mapa%20da%20inglaterra%20-%20Stratford-upon-Avon%2C%20Warwickshire%2C%20onde%20fica%3F&oq=mapa%20da%20inglaterra%20-%20Stratford-upon-Avon%2C%20Warwickshire%2C%20onde%20fica%3F&aqs=chrome..69i57.7324j0j8
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Stratford-upon-Avon
Stratford-upon-Avon — Cidade —
O Royal Shakespeare Theatre visto do Bancroft Gardens
Localização de Stratford-upon-Avon na Grã-Bretanha
Stratford-upon-Avon está localizado em: Inglaterra
Coordenadas 52° 12' N 1° 43' O
Nação Reino Unido
País Inglaterra
Região Midlands Ocidentais
Condado Warwickshire
População (2011)
- Total 27 445
Stratford-upon-Avon é uma cidade da Inglaterra situada no condado de Warwickshire ao sul de Birmingham. A sua população era de 23.676 habitantes em 2001. Sua principal atração turística está relacionada com as casas de William Shakespeare e as suas propriedades. É mundialmente conhecida por ser o lugar de nascimento de William Shakespare. A cidade está vinculada ao teatro e ao turismo e recebe cerca de três milhões de visitantes ao ano procedentes de todo o mundo.
Índice
1 Geografia da cidade
2 História
3 Atrações turísticas
4 Referências
Geografia: cidade:
Altitude: 73 metros.
Latitude: 52º 10' 59" N
Longitude: 001º 42' 00" O
Localização: Stratford-upon-Avon está próxima a segunda maior cidade do Reino Unido, Birmingham.
História da cidade: Stratford, a princípio chamada de Straetford – que queria dizer via romana a um vau (ford) e ficava em uma estrada romana, foi construída em terra cedida por um rei saxão (Ethelhard) ao 3º bispo de Worcester (693 – 714 d.C). A partir daí, Stratford foi um domínio feudal (manerium) do bispado. Já no século XIII, era uma cidade comercial com hospedarias, 240 lotes construídos, lojas e tendas – onde os produtos da região (Alden e Feldon) eram trocados.[1]
Stratford era famosa pela sua guilda religiosa laica: Guilda da Santa Cruz. Era a guilda que indicava os jurados para os tribunais feudais, cuidava dos doentes, dirigia a escola que fundou e ditava a prática religiosa e social comum à população. Assim, até o século XIII, a cidade partilhava as longas tradições da guilda até que, com as reformas protestantes, foi fechada a igreja e suas propriedades confiscadas. O conselho governante – constituído por um bailio (eleito pelos seus membros para o mandato de um ano), treze conselheiros e catorze representantes, preocupado com o comércio local, peticionou à Coroa, e obteve, a incorporação de Stratford como burgo real. Era o ano de 1553 e, mal a cidade iniciava sua nova existência, a rainha Maria Tudor devolveu a nação ao catolicismo. As controvérsias de cunho religioso transformaram Stratford no “centro de um círculo de fogueiras de mártires”, segundo relatos de John Foxe em seu “Book of Martyres” (Livro dos Mártires).[1]
A questão religiosa inflamou-se em Stratford até a subida ao trono da rainha Elizabeth I, em 1558. Quando o vigário católico partiu da cidade, a população viveu um período sem um representante religioso regular, até a chegada do novo vigário, em 1561: John Bretchgirdle, nascido em Baguley, com mestrado em Oxford - cuja lógica medieval havia perdido espaço para o estudo humanista da retórica. Bretchgirdle assumiu com cautela a ordem religiosa, conquistando a confiança dos membros católicos do conselho que, em 1563, decidiram eliminar os vestígios católicos da velha capela da guilda.[1]
Entre os membros do conselho governante de Stratford figurava um produtor rural da cidadezinha de Snitterfield. Artesão e comerciante, que havia se estabelecido como luveiro na Henley Street, John Shakespeare, pai de William Shakespeare, em 1561, assumiu por três anos a função de ecônomo, conselheiro encarregado das finanças do burgo.[1]
Atrações turísticas da cidade: Stratford-upon-Avon Na cidade pode ser visto o Royal Shakespeare Theatre, lugar de atuação da Royal Shakespeare Company (RSC). A companhia de RSC atua em dois pequenos teatros, um deles é o The Swan (o cisne) e que foi remodelado posteriormente como o teatro elizabetano e outro se denomina como Black box theatre.[1]
Entre as atrações turísticas mais importantes na cidade se encontra a casa natal de Shakespeare, assim como as casas: Hall's Croft (a que em seu tempo foi casa de sua filha Susannah) e a casa nova New Place que foi de sua propriedade e onde viveu seus últimos anos até sua morte em 1616. Há ainda a destacar a igreja onde foi batizado e enterrado o dramaturgo inglês (a Holy Trinity Church).[1]
Perto da cidade existem diversas propriedades associadas a Shakespeare. Anne Hathaway's Cottage em Shottery, foi a casa de sua mulher. Mary Arden's House, a casa de sua mãe, e as granjas e edifícios em Snitterfield, a casa de seu pai. Tudo isto pode ser visitado pelas rotas de ônibus turísticos.[1]
Existem outras atrações não shakespearianas que incluem o museu Teddy Bear Museum, uma granja de mariposas Butterfly Farm, os jardins de Bancroft, e o pub frequentado pelos atores e que se denomina Black Swan (Cisne Negro).
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Mapa da Inglaterra: http://www.suapesquisa.com/paises/inglaterra/mapa_inglaterra.htm
- Extensão do território da Inglaterra: 130.395 km²
- Cidades Principais: Londres, Birmingham, Liverpool, Manchester, Leeds, Southampton e Sheffield, York
- Limites geográficos: Escócia (norte); Mar do Norte (leste); País de Gales (Oeste), Canal da Mancha (sul).
mapa da Inglaterra
Mapa da Inglaterra (clique para ampliar)
Informações sobre a Geografia da Inglaterra
http://www.suapesquisa.com/paises/inglaterra/geografia_inglaterra.htm
Localização Geográfica: Europa (sul da Ilha da Grã-Bretanha)
Limites geográficos: Escócia (norte); Mar do Norte (leste); País de Gales (Oeste), Canal da Mancha (sul).
Área: 130.395 km²
Fronteiras com os seguintes países: País de Gales e Escócia
Extensão do litoral: 3.200 km
Clima: temperado oceânico
Temperaturas anuais: entre -5ºC (inverno) e 30ºC (verão) / Temperatura média anual: 13ºC
Relevo: colinas em grande parte do território; montanhoso no Norte; pântanos da região leste.
Uso da terra: grama e pastagens (36%), cultura e áreas em repouso (30%), florestas e matas (8%), agrucultura (5%), desenvolvimento urbano (21%).
Vegetação: ao longo dos séculos a vegetação do território inglês foi sendo devastada pelo homem. Atualmente somente 8% de matas e florestas sobrevivem, principalmente na região Sudeste. Estas florestas são formadas, principalmente, por árvores caducifólias (perdem folhas no inverno). As árvores mais presentes na vegetação da Inglaterra são: carvalhos, pinheiros e faias.
Ponto mais baixo: The Fens (-4 metros)
Ponto mais alto: Pico Scafell (978 metros)
Principais recursos naturais: carvão mineral, petróleo, argila, areia, cascalho, cobre, estanho e gás natural (no Mar do Norte)
Principais rios: Severn, Tâmisa, Trent, Great Ouse e Humber.
Principais ilhas: Ilha de Wight, Ilha de Sheppey, Ilha Hayling
Maiores lagos da Inglaterra: Windermere, Kielder Resevoir, Ullswater.
Principais problemas ambientais: poluição do ar nos grandes centros urbanos (provocada pela emissão de gases poluentes por veículos automotores).
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O Clima da Inglaterra
A Inglaterra possui um clima temperado oceânico com presença de chuvas, de intensidade fraca, durante quase todo o ano. Ocorre no país uma variação de temperatura muito grande. No inverno, a temperatura pode cair a -5ºC, enquanto no verão atinge a marca de 30º C. Porém, a temperatura média anual fica em torno de 10ºC.
O vento predominante, de direção sul-oeste, costuma levar para o território do país calor e umidade vindos do Oceano Atlântico.
Nas estações da primavera e inverno pode ocorrer a queda de neve.
O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) anual fica em torno de 830 milímetros.
Curiosidades
- A temperatura mais elevada na Inglaterra foi registrada no condado de Kent, em 10 de agosto de 2003, quando os termômetros registraram 38,5ºC.
- A temperatura mais baixa foi registrada em Edgmond, em 10 de janeiro de 1982, quando chegou a -15ºC.
- Os meses de julho e agosto são os mais quentes, com temperaturas médias em torno de 21ºC.
- Os meses de janeiro e fevereiro são os mais frios, com temperaturas médias em torno de 1ºC.
Lista das principais cidades da Inglaterra
Londres (capital)
Liverpool
Manchester
Leeds
Sheffield
York
Southampton
Birmingham
Oxford
Canterbury ou Cantuária
Carlisle
Cambridge
Gloucester
Dover
Coventry
Reading
Bristol
Salisbury
Newcastle
Exeter
Nottingham
Livingstone
Brighton
Hastings
Warwick
Melrose
Norwich
Richmond
Leicester
Ipswich
Plymouth
Portsmouth
Lincoln
Bedford
Winchester
Stratford
Worcester
Blackpool
Bath
Derby
Shrewsbury
San Ives
Middlesbrough
Luton
Introdução: A Inglaterra apresenta interessantes pontos turísticos e culturais. Em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de praticamente todos os tipos de turistas. São diversos museus, parques, teatros, monumentos, castelos, construções históricas e muito mais.
Principais pontos turísticos e culturais da Inglaterra:
Em Londres
- Big Ben
- Museu de Londres
- Palácio de Buckingham
- Globe Teathre
- Tate Gallery
- Abadia de Westminster
- Casas do Parlamento
- Museu de Cera Madame Tussaud
- Palácio de St. James
- Tower Bridge
- London Eye
- Torre de Londres
- National Gallery
- Hyde Park
Em Liverpool
- Catedral Anglicana
- Catedral Católica
- El Albert Dock
- Bairro Canning
- Teatros Playhouse y Empire
- Museu Tate
- Prédio do Porto de Liverpool
- Porto de Liverpool
- Galeria de Arte Walker
- Museu Marítimo Merseyside
- Galeria de Arte Lady Lever
Em Manchester
- Museu Lowry
- Galeria de Arte de Manchester
- Museu de História de Manchester
- Manchester Bridgewater Hall (salão de concertos)
- Dancehouse (teatro)
Em Southampton
- Muralhas Medievais
- Teatro Mayflower
- Casa Tudor
- Casa de Arte
- Galeria de Arte
- Teatro Nuffield Company
- Centro Cívico de Southampton
- Memorial para os engenheiros do RMS Titanic
Em York
- Ponte Skeldergate
- Porto Fluvial
- Ruínas da Abadia de Santa Maria
- York Minster
- Catedral de York
- Teatro Real
- Torre Clifford's
- Museu do Castelo
- Museu de Yorkshire
- Centro Viking
- Galeria de Arte de York
Em Birmingham
- Catedral de St Philip
- Museu de Birmingham
- Galeria de Arte de Birmingham
- Igreja Ortodoxa de São Lázaro
- Mesquita Central de Birmingham
- Canais de Navegação
- Parque Sutton
- Jardim Botânico de Birmingham
Em Leeds
- Leeds Town Hall
- Abadía de Kirkstall
- Parque de Roundhay
- St Annes Cathedral
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GEOGRAFIA-HISTÓRIA DO REINO UNIDO - HOME ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA CONTINENTES E PAÍSES REINO UNIDO
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/continentes_e_paises/aulas/reino_unido
Nome oficial: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Monarquia Parlamentarista
Area: 244.100 km2
População: 63.395.600
Moeda: libra esterlina
Línguas: inglês, gaélico (Escócia e Irlanda do Norte) e galês
A Grã-Bretanha é a maior das ilhas do arquipélago britânico, separada do Continente Europeu pelo Canal da Mancha, sob o qual, atualmente, existe um túnel que liga a Inglaterra à França. Na Ilha da Irlanda estão situados o Eire (República da Irlanda) e a Irlanda do Norte. Na Grã-Bretanha, localizam-se a Escócia, o País de Gales e a Inglaterra, formando uma só unidade política: o Reino Unido.
MOMENTOS HISTÓRICOS FUNDAMENTAIS
44 d.C. - invasão romana
90 d.C. - os romanos criam a Província da Britânia (Londres é fundada entre os anos 70 e 100)
SÉCULO V - invasores anglos, jutos e saxões tomam a Ilha, estabelecendo reinos anglo-saxões, período no qual a Irlanda e o País de Gales adotam o cristianismo
SÉCULO VII - a igreja britânica cai sobre domínio de Roma
SÉCULO XI - os normandos, encabeçados por Guilherme, o Conquistador, invadem e dominam a Ilha (centralização do poder)
CONFLITO - saxões contra normandos
1215 - assinada a Carta Magna: contrato social entre a Monarquia e os senhores feudais, limitando o poder do Rei e fortalecendo a sociedade civil - origem da Democracia
1336 -1433- "Guerra dos Cem Anos" (derrota inglesa)
1455 -1485- "Guerra das Duas Rosas" (duas famílias dinásticas em luta - Lancasters versus Yorks)
1485 - a dinastia Tudor toma o poder (início do estado inglês moderno)
PERÍODO DO REI HENRIQUE VIII (1509-1547) - Reforma Protestante (anglicanismo)
1603 - início da Dinastia Stuart (Rei Jaime I)
1642 -1648 - "Guerra Civil" ou "Revolução Puritana" (Puritanos - calvinistas ingleses)
1649 - 1660 - República Puritana (líder - Oliver Cromwell)
1660 - a Restauração Stuart
1688 - a "Revolução Gloriosa" - implantação do liberalismo na Grã-Bretanha
SÉCULO XVI E XVII - colonização inglesa da América do Norte
1707- unificação da Escócia e da Inglaterra, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha
1798- criação do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda
SÉCULO XVIII - Revolução Industrial
SÉCULO XIX- apogeu do imperialismo inglês ao redor do planeta (frase da época - "o sol nunca se põe no Império Britânico")
1914-1918- Primeira Guerra Mundial (a Inglaterra é vitoriosa)
1924- Partido Trabalhista é vitorioso nas eleições (esquerda no poder)
1931- cria-se a Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth)
1939-1945- Segunda Guerra Mundial (Inglaterra é vitoriosa)
1945- vitória eleitoral trabalhista impõe à Grã-Bretanha um regime social democrata (centro-esquerda com propostas de reforma social sob orientação socializante)
1997- vitória eleitoral dos trabalhistas liderados por Tony Blair (proposta de uma "terceira via" entre capitalismo liberal e socialismo estatizante)
RELEVO E CLIMA
RELEVO - baixas altitudes; área economicamente mais desenvolvida - a Planície Londrina, banhada pelo Mar do Norte e pelo Atlântico, recebendo a corrente marítima Gulf Stream; bacias de Lancashire e Yorkshire. No centro da Grã-Bretanha - Montes Peninos.
CLIMA - massas de ar úmido, quente e frio.
A POPULAÇÃO BRITÂNICA
COMPOSIÇÃO ÉTNICA - ingleses, escoceses, galeses, irlandeses e minorias de origem indiana, paquistanesa, africana e antilhana
RELIGIÕES- cristianismo ( 59,5% da população); islâmica (4,4%); hinduísta (1,3%) e judaica (0,4%) - censo 2011
PRINCIPAIS CIDADES- Londres, Manchester, Birmingham e Liverpool
No século XIX o Reino Unido foi área de emigração, principalmente para os Estados Unidos e a Austrália. Hoje é polo de atração de imigrantes da Comunidade Britânica, particularmente da Antilhas, Índia, Paquistão e da ex-colônias britânicas do Oriente Médio.
PROBLEMAS SOCIAIS
Mercado de trabalho competitivo, dificultando o acesso das pessoas jovens a empregos mais bem remunerados
Altos índices de criminalidade urbana, em razão do preconceito racial e social da população britânica contra os imigrantes da ex-colônias
O "Big Ben" londrino: mais famoso relógio do mundo
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Shakespeare escreveu suas obras no final do século XVI e início do XVII. Quatrocentos anos mais tarde, suas peças dominavam o Romantismo e a Europa. William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Warwickshire. Foi batizado em 26 de abril de 1564. Seu aniversário é 23 de abril. Estudou na cidade natal e, aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. A primeira coletânea surgiu somente em 1623. Em 1871, foi publicado o primeiro volume das edições Variorum.
William Shakespeare morreu em Stratford-upon-Avon, onde passou seus últimos anos, em 23 de abril de 1616.
As peças escritas por Shakespeare entre 1600 e 1608 têm uma visão pessimista e amarga da existência e do tratamento das paixões, conflitos e contradições da vida. As tragédias: Hamlet (1600-1601), Othello (1604-1605), King Lear (1605-1606; Rei Lear) e Macbeth (1605-1606), tem valor psicológico dos protagonistas, realçado pelo equilíbrio com os outros personagens e pelos diálogos e monólogos em linguagem poética.
Hamlet, a tragédia da dúvida, do desespero do solitário príncipe diante da violência do mundo. Claudius, o vilão, torna-se um traço FORTE da trama, a luta entre o bem e o mal, a aparências enganam, as paixões sobre a razão são temas freqüentes. Em Otelo, as conseqüências de tais atitudes não resultam em comédia, mas em tragédia. O vilão, uma personalidade interessante, por meio de ardis, leva Otelo a assassinar Desdêmona por ciúmes infundados. Rei Lear transcorre em torno do enlouquecimento de um rei, que precisa descrever uma árdua trajetória para tornar-se simplesmente homem. Macbeth é a única peça de Shakespeare aparentemente relacionada à situação histórica da Inglaterra do século XVI. O regicídio, considerado o pior dos crimes, é o tema central, tratado de forma extremamente poética.
Nas sombrias comédias Troilus and Cressida (1601-1602), paródia do heroísmo; All’s Well That Ends Well (1602-1603; Tudo é bom se acaba bem); e Measure for Measure (1604-1605; Medida por medida) oscilam entre a melancolia e a mordacidade. Anthony and Cleopatra (1606-1607) e Coriolanus (1607-1608) versam sobre fracasso e solidão final do herói.
Frases de William Shakespeare
SONETO CV= 105 Beleza, Bem, Verdade é o Amor por Ti.
Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
História da Inglaterra
- O território da atual Inglaterra foi habitado pelo povo celta desde meados do século V a.C.
- Entre os anos de 43 a 410 ocorreu a ocupação romana. A província da Inglaterra foi administrada pelos romanos neste período.
- No século V ocorreu a invasão do Império Romano pelos bárbaros. A região da Inglaterra foi invadida e dominada, principalmente, por três povos germânicos: jutos, anglos e saxões. Estes povos germânicos expulsaram grande parte dos celtas e romanos que habitavam a região.
- No século X a região foi fortemente atacada pelos Vikings, porém resistiu e se fortaleceu.
- No ano de 1066, Guilherme, o Conquistador, venceu o rei saxão Haroldo na Batalha de Hastings e foi coroado rei. Tem inicio o processo de unificação e formação da Inglaterra.
- O final do século XII foi marcado por grande instabilidade política. O rei Ricardo, Coração de Leão, foi participar da Terceira Cruzada e capturado, tornou-se prisioneiro do duque da Áustria. Neste período a nobreza inglesa ganhou grande poder no reino.
- Em 1256, foi formado o primeiro Parlamento com a participação de cidadãos comuns.
- Entre os anos de 1337 e 1453 a Inglaterra enfrentou a França na Guerra dos Cem Anos e saiu derrotada.
- Entre 1455 e 1487 ocorreu a Guerra das Duas Rosas. Foi uma guerra civil entre duas importantes nobres famílias inglesas (Lancaster e York) que disputavam o trono.
- Na Baixa Idade Média, principalmente no século XV, ocorreu o processo de fortalecimento da monarquia inglesa.
- No século XVI, no contexto das Reformas Religiosas, o rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e fundou a Igreja Anglicana.
- No século XVII (1688 a 1689) ocorreu a Revolução Gloriosa, que significou a queda do absolutismo. Neste processo, a monarquia inglesa perdeu poder para o Parlamento, tendo inicio o regime parlamentarista.
- Em 1689, o Parlamento inglês criou o Bill of Rights (Carta de Direitos), documento que submeteu o rei ao poder do Parlamento.
- Em 1707 a Escócia foi anexada pela Inglaterra. O Ato de União de 1707 colocou fim ao Reino da Inglaterra e ao Reino da Escócia, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).
- No século XVIII a Inglaterra (já integrante do Reino Unido) passou por um grande e importante processo de transformação nos modos de produção, visando o emprego de tecnologia para acelerar a fabricação de produtos e reduzir custos. Este processo ficou conhecido como Revolução Industrial.
- Impulsionada pela Revolução Industrial, no século XIX, a Inglaterra tornou-se uma das grandes potências mundiais ao liderar o processo de neocolonialismo. Neste período houve um grande enriquecimento do país ao explorar regiões da África e Ásia. Foi o período de formação do grande Império Britânico.
- No século XX, a Inglaterra participou ativamente das duas grandes guerras mundiais. Na Segunda Guerra Mundial foi a principal força militar a enfrentar as forças nazistas da Alemanha, sendo decisiva na resistência e posterior vitória dos aliados.
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LITERATURA - Shakespeare: VIDA E OBRA
http://www.coladaweb.com/biografias/william-shakespeare
Shakespeare escreveu suas obras no final do século XVI e início do XVII. Quatrocentos anos mais tarde, suas peças dominavam o Romantismo e a Europa. William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Warwickshire. Foi batizado em 26 de abril de 1564. Seu aniversário é 23 de abril. Estudou na cidade natal e, aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. A primeira coletânea surgiu somente em 1623. Em 1871, foi publicado o primeiro volume das edições Variorum.
William Shakespeare morreu em Stratford-upon-Avon, onde passou seus últimos anos, em 23 de abril de 1616.
As peças escritas por Shakespeare entre 1600 e 1608 têm uma visão pessimista e amarga da existência e do tratamento das paixões, conflitos e contradições da vida. As tragédias: Hamlet (1600-1601), Othello (1604-1605), King Lear (1605-1606; Rei Lear) e Macbeth (1605-1606), tem valor psicológico dos protagonistas, realçado pelo equilíbrio com os outros personagens e pelos diálogos e monólogos em linguagem poética.
Hamlet, a tragédia da dúvida, do desespero do solitário príncipe diante da violência do mundo. Claudius, o vilão, torna-se um traço FORTE da trama, a luta entre o bem e o mal, a aparências enganam, as paixões sobre a razão são temas freqüentes. Em Otelo, as conseqüências de tais atitudes não resultam em comédia, mas em tragédia. O vilão, uma personalidade interessante, por meio de ardis, leva Otelo a assassinar Desdêmona por ciúmes infundados. Rei Lear transcorre em torno do enlouquecimento de um rei, que precisa descrever uma árdua trajetória para tornar-se simplesmente homem. Macbeth é a única peça de Shakespeare aparentemente relacionada à situação histórica da Inglaterra do século XVI. O regicídio, considerado o pior dos crimes, é o tema central, tratado de forma extremamente poética.
Nas sombrias comédias Troilus and Cressida (1601-1602), paródia do heroísmo; All’s Well That Ends Well (1602-1603; Tudo é bom se acaba bem); e Measure for Measure (1604-1605; Medida por medida) oscilam entre a melancolia e a mordacidade. Anthony and Cleopatra (1606-1607) e Coriolanus (1607-1608) versam sobre fracasso e solidão final do herói.
Frases de William Shakespeare
SONETO CV= 105 Beleza, Bem, Verdade é o Amor por Ti.
Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
~ Soneto 18 ~
Se a comparo a um dia de verão
É mais belo e mais suave
como o vento e as folhas pelo chão
As estrelas e a noite é passageira
Brilha o Sol e o frio também.
O que é belo nos encanta por um só dia,
Na terna mudança das estações.
Mas o verão será eterno para nós,
E a beleza que seu rosto não perderá o brilho do olhar;
Nem chegará a desejar o fim de nosso amor:
Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.
Soneto 23 ~
Como no palco o ator que é imperfeito
Faz mal o seu papel só por temor,
Ou quem, por ter repleto de ódio o peito
Vê o coração quebrar-se num tremor,
Em mim, por timidez, fica omitido
O rito mais solene da paixão;
E o meu amor eu vejo enfraquecido,
Vergado pela própria dimensão.
Seja meu livro minha sabedoria,
Voz que diz em meu peito,
que implora amor e busca recompensa
A voz diz o que o coração quer:
sei ler o que escreve do amor;
Ouvir seus apelos contêm esperança.
Soneto 116
De almas sinceras a união sincera,
Amor é um marco eterno, dominante,
Amor não teme o tempo, muito embora
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos...
E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante...
Tudo isso acontece porque amo e penso em você...
~ Soneto 30 ~
Quando a olhei sente emoção
São as lembranças de amor,
Suspiro ainda quando vejo,
Desejo que seja feliz ao meu lado,
~ Soneto 92 ~
Enquanto eu viva tu és sempre meu,
Não há mais vida se tu não ficares,
Pois viva desse amor que é teu.
De vida abençoada eu sou, então,
Minha vida é ligada à tua sorte;
Como é feliz o fato que vejo.
Que sou feliz no amor, feliz na sorte!
Porém que graça escala meu ser?
Podes ser a alegria de amar e saber.
O amor é dos suspiros; puro mar de lágrimas... doçura refinada.
Consiste o amor: em ser infinita a vontade, e limitados os desejos...
Vermelha e branca é a rosa
Mas tal rosa sua face não iguala;
E há fragrância bem mais delicada
Do que a do ar que minha amante exala.
Gosto de ouvi-la, sua voz é bela e suave, nunca ouvi outra igual,
Mas minha amada caminha ao meu lado, mas a estrada é melhor com você juntos.
Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.
Quando penso em você me sinto flutuar,
me sinto alcançar as nuvens,
tocar as estrelas, morar no céu...
Tento apenas superar
a imensa saudade que me arrasa o coração,
mas, que vem junto com as doces lembranças do teu ser.
Lembrando dos momentos
em que juntos nosso amor se conjugava
em uma só pessoa, nós...
É através desse tal sentimento, a saudade,
que sobrevivo quando estou longe de você.
Ela é o alimento do amor que encontra-se distante...
A delicadeza de tuas palavras
contrasta com a imensidão do teu sentimento.
Meu ciúme se abranda com tuas juras
e promessas de amor eterno.
A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos...
E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante...
Tudo isso acontece porque amo e penso em você...
Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés
de uma pessoa mais velha; Que quando você está amando dá na vista; Que ter uma criança adormecida em seus braços é
um dos momentos mais pacíficos do mundo.
Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.
Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.
Tarde demais o conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-lo, amei-o.
Tarde demais a conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-la, amei-a profundamente.
Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.
É um amor pobre aquele que se pode medir.
Os homens de poucas palavras são os melhores.
Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio.
"Sem saber amar não adianta amar profundamente."
Antes amar quem só o mal me deseja a quem, fingindo o bem, só o mal me enseja.
O amor não se vê com os olhos mas com o coração.
O amor é como a criança: deseja tudo o que vê.
Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.
É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.
O verdadeiro nome do amor é cativeiro.
Algum desgosto prova muito amor, mas muito desgosto revela demasiada falta de espírito.
O curso do amor verdadeiro nunca fluiu suavemente.
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar,
por simples medo de arriscar.
Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.
Conservar algo que possa recordar-te seria admitir que eu pudesse esquecer-te.
A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.
Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.
http://www.coladaweb.com/biografias/william-shakespeare
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A verdade sobre Romeu e Julieta
Sabem porque Romeu e Julieta são ícones do amor? São falados e lembrados, atravessaram os séculos incólumes no tempo, se instalando no mundo de hoje como casal modelo de amor eterno?
Porque morreram e não tiveram tempo de passar pelas adversidades que os relacionamentos estão sujeitos pela vida afora. Senão provavelmente Romeu estaria hoje com a Manoela e Julieta com o Ricardão.
Romeu nunca traiu a Julieta numa balada com uma loira linda e siliconada motivado pelo impulso do álcool.
Julieta nunca ficou 5 horas seguidas esperando Romeu, fumando um cigarro atrás do outro, ligando incessantemente para o celular dele que estava desligado.
Romeu não disse para Julieta que a amava, que ela especial e depois sumiu por semanas. Julieta não teve a oportunidade de mostrar para ele o quanto ficava insuportável na TPM. Romeu não saia sexta feira a noite para jogar futebol com os amigos e só voltava as 6:00h da manhã bêbado
Julieta não teve filhos, engordou, ficou cheia de estrias e celulite e histérica com muita coisa para fazer.
Romeu não disse para Julieta que precisava de um tempo, que estava confuso, querendo na verdade curtir a vida e que ainda era muito novo para se envolver definitivamente com alguém.
Julieta não tinha um ex-namorado em quem ela sempre pensava ficando por horas distante, deixando Romeu com a pulga atrás da orelha.
Romeu nunca deixou de mandar flores para Julieta no dia dos namorados alegando estar sem dinheiro.
Julieta nunca tomou um porre fenomenal e num momento de descontrole bateu na cara do Romeu no meio de um bar lotado.
Romeu nunca duvidou da virgindade da Julieta. Julieta nunca ficou com o melhor amigo de Romeu.
Romeu nunca foi numa despedida de solteiro com os amigos num prostíbulo.
Julieta nunca teve uma crise de ciúme achando que Romeu estava dando mole para uma amiga dela.
Romeu nunca disse para Julieta que na verdade só queria sexo e não um relacionamento sério, ela deve ter confundido as coisas.
Julieta nunca cortou dois dedos de cabelo e depois teve uma crise porque Romeu não percebeu a mudança.
Romeu não tinha uma ex- mulher que infernizava a vida da Julieta.
Julieta nunca disse que estava com dor de cabeça e virou para o lado e dormiu.
Romeu nunca chegou para buscar a Julieta com uma camisa xadrez horrível de manga curta e um sapato para lá de ultrapassado, deixando- a sem saber onde enfiar a cara de vergonha...
Por essas e por outras que eles morreram se amando...
Francine Bitencourt de Oliveira
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