"ALELOS ESMERALDINUS" _ RESENHA
“ALELOS ESMERALDINUS”
É com imensa satisfação que venho comentar uma obra cultural de valor imensurável, distintamente autografada, presente do nobre poeta e escritor JOÃO BOSCO ROLIM ESMERALDO, nascido em Missão Nova no Ceará para honra e orgulho do povo cearense.
A obra, intitulada “ALELOS ESMERALDINUS”, que tive a honra de Prefaciar, é a primeira de várias outras, que haverão de vir e está compilada em 43 estilos literários acompanhados de teoria e exemplificados com mais de 200 poemas. A mente criativa do autor elaborou ainda, 68 Simplismos Sapientes, que são aforismos de sabedoria retirados da linguagem coloquial ou costumes do quotidiano popular. A obra tem como público-alvo, adolescentes e adultos, em especial estudantes, por se tratar de leitura com didática aplicada.
Falar de JOÃO BOSCO ESMERALDO (OD. L’AREMSE M. PETERSON), é colocá-lo entre os maiores ícones da nossa Literatura Contemporânea, é reconhecer sua capacidade de visualizar, com clareza, os momentos e caminhos da vida e do sonho, penetrando na substância das coisas e dos seres, chegando a descobrir o que somente o olhar de um poeta pode, realmente, alcançar.
O autor, em “ALELOS ESMERALDINUS”, demonstra aos leitores sua condição de poeta, no vasto potencial de criatividade lírica, na elaboração de versos da melhor feitura. A linguagem bem trabalhada oferece agradável tônus lírico e às vezes, filosófico, onde tudo é simples e autêntico na construção de metáforas e imagens singelas e puras. E por se tratar de um Homem de Deus, em toda a sua obra paira a força da moral cristã, em conteúdo seguro, para que todos, os que amem a boa leitura, encontrem a beleza que emana de seu estro poético, paz e lazer. Uma obra que só tem a acrescentar em matéria de cognição e formação moral.
As palavras não conseguem traduzir, fielmente, o que quero dizer sobre o perfil humano e espiritual do PASTOR BOSCO ESMERALDO, na sua vida de doação ao serviço do Senhor, Luz que não se apaga e desafia os vendavais do tempo. Plantou sementes de transformação para um mundo diferente, como aguardam os que acreditam que a paz começa no coração de cada um e os que guardam um pouco do seu ser transfigurado pela presença de Deus.
Veja quanta poesia neste pequeno poema, cujo estilo “SELENE LÉXIS”, constitui uma das preciosidades contidas neste livro:
DOIS ASTROS ME SEGUEM
Dois astros me seguem
Desde que eu era criança.
“Ah! Como conseguem?”
Vidrado, corria, corria.
“Será que logo me alcança?
Acho que eles me perseguem!”
Dia, noite, perco a esperança...
Infância, de mim se escorria...
Relatividade
Em pueril idade.
No Outono da vida os contemplo...
Vejamos no estilo “GRADIENTE”, este belo poema que começa de uma ideia em formação rudimentar e vai-se encorpando no tecer de cada verso:
QUOCIENTE INCONSCIENTE
Vou seguindo o meu destino,
Procuro seguir meu rumo.
Quero pôr na vida um prumo.
Desde os tempos de menino,
Aprendi respeito e tino.
O meu timão, movo, aprumo,
Não procedo em desatino.
Dai pais, aos filhos, norte,
Mostrando o certo e o errado.
Louvai pelo bem acertado.
Sede seu apoio, o suporte.
Não os deixeis à própria sorte!
Mantende-o bem exemplado.
O filho é a glória dos pais.
Que aquele bem se comporte
Depende como o educais.
Desonra também tereis.
Desgosto tereis. Sem paz.
Do que plantais, colhereis.
Ensinai-lhe o bom caminho,
Imprimi nele a honradez.
Com punho, amor e carinho.
Parabéns, nobre poeta! Que sua inteligência arguta leve sempre a luz aos que precisam, através de sua poesia de lirismo puro e encantador.
Obrigada pela oportunidade.
OPS. Recomendo a leitura deste precioso tesouro literário. Vale a pena conferir.
Maria de Jesus Araújo Carvalho.
Fortaleza, 15/11/2016.