A felicidade das borboletas

Camila Hernandez Freire ­ 8532700

Resenha do livro: “A felicidade das borboletas”

Título: A felicidade das borboletas

Autora: Patrícia Secco

Ilustrador: Daniel Kondo

Ano de publicação: 2005

Editora: Fundação Educar DPaschoal

A autora aborda em suas obras temas vinculados à cidadania, inclusão

social e meio ambiente, todos eles destinados ao leitor infantil. O seu interesse

por tal vertente literária deu­se a partir do nascimento de seus dois filhos e de

sua crença em que a educação destinada às crianças pode resultar em um

mundo melhor.

O livro é contado em uma narrativa escrita em primeira pessoa, onde

Marcela relata sua trajetória como uma menina portadora de deficiência visual,

sendo o foco o dia de sua apresentação de balé. Para isso, ela explica de onde

surgiu o seu interesse pela dança, mostrando que foi desencadeado pelo

apreço que tinha pela música, uma vez que trazia à menina sensações muito

peculiares.

O título da obra A felicidade das borboletas faz referência ao que

Marcela sentiu ao entrar em contato com estas, o que pode ser verificado em:

No mês passado, quando eu perguntei o que era uma

borboleta, minhas amigas trouxeram muitas para mim.

Colocaram as borboletas nas minha mãos, fizera com que eu

sentisse suas asas delicadas e depois me ajudaram a soltá­las...

E eu sei que elas voaram para bem longe, felizes e livres.

(SECCO, 2005, p. 11)

A dança é uma analogia ao voo e a sensação de liberdade que estes

delicados animais proporcionam. Marcela prende­se à ideia de que ao dançar

representará o voo delicado e libertador das borboletas. Sua apresentação tem

como intuito extravasar e mostrar aos outros a sua forma de enxergar e viver o

mundo. Além disso, ressalta a interação e a amizade entre as crianças,

independente de portarem ou não necessidades especiais.

No quesito amizade, a história expõe uma nova concepção, ilustrando a

capacidade das crianças de ajudarem Marcela em suas descobertas, seja com

objetos ou em questões relacionadas à sua vivência. A menina mostra afeto

por suas amigas vinculadas ao balé e ressalta atitudes que fazem destas parte

integrante de seu crescimento.

“Minha professora é muito especial. Ela me apresentou às outras

crianças, explicou como poderiam me ajudar a ser uma bailarina e hoje

elas são minhas melhores amigas...” (SECCO, 2005, p. 08).

Em análise acredito que o livro deve ser direcionado à crianças entre

cinco e oito anos, pois as que não pertencem a tal faixa etária poderiam achar

a construção textual demasiadamente infantil. Desta maneira, o leitor pode

perceber na personagem Marcela uma nova realidade na forma de encarar a

vida. A rotina vivida pela meninas, mesmo com suas limitações, é facilmente

comprada à das demais crianças.

Ela tendo nove anos, é natural que vontades infantis, como brincar, fazer aulas

de balé ou explorar o mundo ao seu redor, apareçam e se tornem essências

para a sua construção pessoal e de sua infância. Perceber outras maneiras

não tão óbvias de construir esta infância é primordial para que este indivíduo se

sinta parte integrante da sociedade.

Assim, a imagem de um deficiente visual retratada no livro carrega

consigo elementos capazes de aproximar e fazer com que o leitor infantil

assimile que tais maneiras, utilizadas por estes, também “cabem” no convívio

social.

A autora explora no contexto criado capacidades às vezes

desestimuladas, como, no caso de Marcela, a dança. E de uma maneira bem

infantil mostra possíveis mudanças nestes estereótipos. No entanto, a

demasiada infantilidade lúdica empregada no texto talvez seja maléfica no que

diz respeito à eficiência das conscientização que deveria ser transmitida.

As atitudes da menina, por exemplo, poderiam ser criadas a partir de

uma realidade mais palpável e verdadeira para as crianças. O sentimentalismo

presente na personagem não é genuíno para alguém desta faixa etária, tão

pouco sua aceitação e autodenominação de um ser especial. Acredito que a

obra não é apropriada para utilização em atividades educativas, pois existem

formas mais concretas e verdadeiras de retratas o cotidiano de alguém com

necessidades especiais. O esclarecimento da existência natural das

diversidades humanas é fundamental para a construção de uma sociedade não

segregada.

É evidente que a tentativa de conscientização é clara no texto, mas não

obtém o êxito esperado por estar aquém do real, como por exemplo a

ilustração de Marcela que está sempre de olhos fechados, ou a maneira

utilizada na verbalização de suas ações.

Camila Freire
Enviado por Camila Freire em 31/10/2016
Reeditado em 31/10/2016
Código do texto: T5809069
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