Resenha de Senhora, de José de Alencar

***A transgressão nos perfis de mulher alencarianos**

Da safra de romances urbanos, "Senhora" tem como protagonista Aurélia Camargo, que representa um dos marcantes perfis femininos de José de Alencar. A obra destaca a frieza das relações movidas pelo dinheiro e os indivíduos corrompidos pelo meio em que vivem. O enredo é dividido em quatro partes denominadas: "O Preço", "Quitação", "Posse" e "Resgate", que refletem o caráter de transação comercial dos casamentos por interesse – tema central do livro

Fernando Seixas é um rapaz pobre, mas atraído pelo luxo. Atrás de um casamento vantajoso, rompe o noivado com Aurélia por um dote de trinta contos. Porém, uma herança inesperada torna Aurélia a mais rica e disputada moça da sociedade fluminense. Com o auxílio de seu tutor Lemos, ela traça um plano que permite testar o caráter do antigo noivo.

Lemos oferece a Fernando um dote ainda maior, bem como um contrato de casamento , o que soa mais como um negócio do que como um enlace matrimonial. Todavia, é o próprio Seixas quem depois considera que essa era uma prática muito comum no seu círculo social. Dessa maneira, a hipocrisia e frivolidade das classes abastadas são escancaradas na prosa alencariana.

Em dificuldades financeiras, Seixas aceita a proposta, uma vez dispensado do compromisso anterior. Assim, Aurélia tem a plena confirmação de que o rapaz não a abandonou pelo amor de outra mulher, mas pelo dinheiro. Na noite de núpcias, ela humilha o marido dizendo que o comprou. Assim, unidos pelos laços do matrimônio, mas distanciados pelas circunstâncias, o casal sustenta um casamento de aparências.

Através da protagonista, o autor questiona os valores da sociedade de sua época. Aurélia, de forma irônica, faz a cotação de seus pretendentes – perfeita alusão a um mundo em que o valor dos indivíduos está intrinsecamente ligado à sua situação financeira. Conforme Bosi (2012,p.145):

“É sempre com menoscabo ou surda irritação que (o autor) olha o presente, o progresso, a “vida em sociedade”; e quando se detém no juízo da civilização, é para deplorar a pouquidade das relações cortesãs, sujeitas ao Moloc do dinheiro. Daí o mordente das suas melhores páginas dedicadas aos costumes burgueses em Senhora e Lucíola”.

Nota-se que Aurélia e Seixas apresentam tanto qualidades, quanto defeitos e falhas, o que os humaniza e difere de outros personagens da prosa romântica, cujo universo maniqueísta se limita a representar como totalmente bons ou maus.

O prólogo “Ao leitor”, escrito em primeira pessoa, bem como certas manifestações do narrador, garantem dinamismo e verossimilhança à obra. Tais ingredientes dão aspectos realistas à prosa romântica de Alencar, entretanto, como pondera Bosi, estes surgem apenas como um recurso, uma manobra literária com a qual o autor encaminha o leitor ao desfecho desejado.

Percebe-se, de fato, uma crítica mordaz às relações estabelecidas de forma mercantil, contudo, o glamour aristocrático, longe de ser execrável, embeleza as descrições e imagens criadas no estilo do escritor: “Era rica e formosa. Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante”. (ALENCAR, 2008, p.9). Sob esse ângulo, a fortuna é vista de uma ótica menos negativa.

Mas é ainda sob o fascínio dessa riqueza que Seixas, após o duro golpe, evolui moralmente: por meios honestos e próprios, ele restitui a quantia do dote recebido pelo casamento e resgata a sua dignidade, pedindo o divórcio. Convencida da transformação de Seixas, Aurélia declara seu amor e, enfim, o casamento é consumado.

Dessa maneira, tem-se, na “redenção” das personagens, a dissolução do conflito que impedia a concretização de um ideal, neste caso, o amor – traço característico dos folhetins românticos.

Um dos fatores que fazem com que José de Alencar tenha destaque na prosa romântica é sem dúvida o apuro do escritor na construção de suas personagens femininas como Aurélia, Lucíola, e Emília. Elas transmitem, ainda que sob a máscara da beleza irretocável e trejeitos comuns às heroínas românticas, toda a complexidade psicológica a partir suas intensas personalidades. Todas possuem atitudes ousadas e corajosas ante seus objetivos, transcendendo barreiras, sendo altivas e fortes, mesmo sob o jugo de uma sociedade totalmente patriarcal.

Obviamente, sendo tais personagens frutos de uma ficção cujo público alvo era a burguesia do século XIX, não se pode ter certas “ilusões ideológicas”. O certo é que há, embora de forma sutil, a quebra de um conceito de “mulher ideal” e incondicionalmente submissa, muito presente no imaginário comum – e que infelizmente se sustenta até hoje – o que não deixa de ser uma transgressão para a época.

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REFERÊNCIAS

ALENCAR, José. Senhora, 2 ed., São Paulo:Ciranda Cultural, 2008.

BOSI, Alfredo

História Concisa da Literatura Brasileira, 48 ed., São Paulo: Cultrix, 2006

Lidiane Santana
Enviado por Lidiane Santana em 02/05/2016
Reeditado em 28/03/2020
Código do texto: T5623188
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