Resenha: Um mais um - Jojo Moyes
O livro conta a estória de Jess e Ed, duas pessoas que, apesar de viverem em mundos completamente diferentes, sentiam-se encurralados por seus problemas. Jess, uma pessoa humilde que, não por opção, pensava em dinheiro durante as vinte quatro horas do dia. Ed, um expert em software, que ganhava rios de dinheiro com ações financeiras e nunca precisou fazer economia. Jess, uma mulher independente que era guiada pela fé de que tudo ficaria bem. Ed, um homem solitário e triste, que não se importava com o que de fato era importante. Surge assim, um belo romance, cheio de brigas, desigualdade social, números, "paradas", vinho barato e muita, mas muita baba de cachorro.
Jess tinha dois filhos e, deixada pelo ex marido, Marty, ela tem que se virar para cuidar das crianças, sozinha e sem nenhum apoio. Tanzie é a menina que vê a vida a partir dos números, viciada em matemática ela sente a necessidade de calcular tudo que esta à sua volta e é daí que surge o título "um mais um". Nicky é um adolescente "estranho", que passa muito delineador e é vítima constante daqueles que não aceitam ele ser diferente. Calado e tímido ele aprendeu a se fechar em si mesmo, criando barreiras que nem mesmo Jess, - que na verdade não é sua mãe biológica - consegue ultrapassar, apesar dos vários anos de convívio.
Já Ed tinha a vida perfeita no que tange a estabilidade financeira. Até que, sem saber como sair de um relacionamento, ele acaba "metendo os pés pelas mãos" e comete um crime financeiro, por pura ingenuidade. O que ele mais ama é o seu emprego e, devido ao seu não tão pequeno deslize, ele é afastado do mesmo por tempo indeterminado. Sem emprego, sem mulher e com um pai doente, Ed se surpreende com a determinação daquela mulher de pés miúdos, que vivia de faxinas e que dava conta de criar tão bem duas crianças incríveis.
Norman... É Norman. Uma grande bola preta e peluda, um cachorro meio fraco para cão de guarda, mas um importante componente dessa peculiar família e que em nenhum momento é deixado de lado por ser "apenas" um cachorro.
"Um mais um", em sua grande maioria, se passa em uma viagem de beachfront até a Escócia, onde acontecerá uma olimpíada de matemática que pode alterar todo o futuro de Tanzie e, por conseguinte, de Ed que conhece uma mulher simples e que sempre acredita que tudo vai se ajeitar, não importa o quão ruim esteja. E porque não alterar o futuro até mesmo do tímido Nicky? Momento em que o garoto finalmente receberá a atenção masculina que seu pai não foi capaz de lhe dar.
"Um mais um" se trata de uma leitura deliciosa, capaz de prender o leitor desde suas primeiras páginas. A confusão e o desespero nos levam a questionar como aquilo tudo poderia terminar bem.
E, como em tantos outros livros dessa maravilhosa autora, a nossa personagem não perde a fé, nunca desiste de solucionar todos os seus problemas, por maiores que sejam. Mais uma vez, Jojo Moyes não nos decepciona e nos faz querer ler outro e mais outro livro de sua autoria. Muito bom! Eu indico!