"SOROCABA EM TEMPO DE DESENVOLVIMENTO - ADMINISTRAÇÃO DE ARMANDO PANNUNZIO - 1964/1969 E 1973/1977

Mais um volume da Coleção Sorocaba em tempo de Desenvolvimento de autoria do Prof. Ari Mateus, em breve será editado pela Editora O Clássico.

A obra refere-se a História Contemporânea de Sorocaba no período das duas administrações de Armando Pannunzio - 1964/1969 e 1973/1977, na qual o autor revela nas 550 páginas que compõem o livro desde a origem de Armando Pannunzio, sua personalidade, suas administrações até o seu falecimento, em 1985.

Com o objetivo de situar o leitor no contexto histórico da época, o autor aborda a situação mundial, brasileira e do município, como uma verdadeira aula de história, proporcioando uma noção mais aprimorada de como se encontrava Sorocaba no período focado.

Segundo Ari Mateus, quando Pannunzio assumiu a administração de seu primeiro mandato, após a administração do médico Dr. Artidoro Mascarenha, Dr. Pitico, Sorocaba vivia uma crise, o que não era indiferente aos fatos que ocorriam em nível nacional.

Para se ter uma idéia de como era a situação, os servidores públicos municipais estavam com salários atrasados; com as mínimas condições de trabalho, pois nas repartições que necessitavam de cálculos, como os de impostos por exemplo, eram feitos "de cabeça", porque não havia máquinas de calcular; fornecedores sem receber seus pagamentos por produtos e seviços prestados ao poder público; a cidade sem água, pois as obras das adutoras estavam paradas; o trânsito caótico, quando a Rodovia Raposo Tavares, despejava para as avenidas principais seu fluxo intenso de caminhões pesados, automóveis que atravessavam a cidade para dar continuidade a Rodovia no Km 103. As necessidades mínimas para se manter a cidade, não eram executadas, como por exemplo, não havia recursos para varrer as ruas do município.

Como se não bastassem tantas dificuldades, ocorreu a emancipação do distrito de Votorantim, reduzindo as arrecadação, que já não eram suficientes.

A cidade estava falida!

Pannunzio com muita dedicação, esforço, amor a cidade e ao povo, e, muito, mas muito trabalho e com uma equipe capacitada, reverteu todo este quadro catastrófico da cidade no período de seus dois mandatos.

Trouxe a ascensão para o município pautada numa adminstração honesta, transformando a cidade num polo industrial através da Comissão Municipal de Desenvolvimento Industrial, retomando paulatinamente o bem estar da comunidade sorocabana, na área da educação, saúde, cultura, esportes, obras e urbanismo, lazer; com uma arrecadação de impostos suficiente para suprir as necessidades da cidade bem como os reclamos dos munícipes.

Além disso, a obra conta com anexos, nos quais são documentadas e transcritas todas as leis e decretos promulgados nos períodos abrangentes, bem como o registro de vários depoimentos de políticos, empresários, historiadores e membros de várias entidades culturais, filantrópicas e sindicais onde os depoentes analisam aspectos muito importantes e interessantes sobre esse administrador municipal.

O Prof. Ari Mateus, através das páginas deste livro, proporciona ao leitor uma viagem no tempo, que certamente trará a lembrança para muitos leitores, momentos vividos no período em que a obra retrata, que seguramente será motivo de saudades dos tempos em que não se via estampado tanta corrupção como nos dias de hoje. Ademais, esta obra deve ser considerada como um registro histórico da Sorocaba Contemporânea e deverá ter um lugar reservado na estante de cada sorocabano.

(Cristiane Emilia Pasquini - Editora)

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 18/06/2007
Código do texto: T532356