'AGUALENTO' - Isnelda Weise
‘Agualento’ é um belíssimo livro de poesias de Isnelda Weise.
Um livro com raros poemas e fino acabamento. Mesclam-se poesias modernas e sonetos, cheios de sonoridade e beleza, suavemente ilustrados com singelos desenhos.
Um ode às águas límpidas, às fontes, aos rios e às nascentes, já em sua dedicatória: ‘às gotas de orvalho, que aguardam em vigília o florescer do poema’.
Um S.O.S. aos quatro cantos da terra para que salvemos nossa riqueza suprema: a água!... ‘ respinga meus pingos na boca do mundo’, entoa Isnelda.
Nestes versos a autora poetisa: ‘Água que clama a imprudência do homem... no brado estéril do mundo’, ou em ‘Espelho d’água I: vestígio de minha imagem/ reflete pedaços de mim’, e assim vai saltando poças e riachos, divagando lembranças, e poetando (incluindo o Rio Itajaí-Açú). O gostoso ritmar desliza sobre letrinhas soltas e cuidadosamente dispostas em rimas.
Na segunda parte, desfolha-se uma coletânea com temas diversos. Com sensibilidade afloram sentimentos de busca de amor, dum leme que nos guie, de laços e abraços, do ancoradouro da Paz. Destacam-se: ‘Uma canção às crianças’, ‘No fim da rua o eterno canto’..., ‘Um hino à Paz’ (ao fundo a bela Blumenau), ‘Deus Menino’, ‘Transparência Tua’, ‘Um inventário de seu legado’, ‘Eternos Laços’, e ‘Canção Imortal: Do poeta és nau/ ancorada no escuro/ és da alma o ar puro/ teu destino é Poema’.
Isnelda Weise é natural de Ibirama/SC, reside em Blumenau/SC, e é integrante da SEB - Sociedade Escritores de Blumenau. Têm poesias publicadas nas Antologias ‘Prosa & Verso’, volumes I, II, III, e VI; e nas Antologias ‘Um Rio de Letras’, volumes II e III. É Bacharel em Direito e formada na Faculdade de Letras – FURB – Blumenau. Seu mais recente trabalho se condensa no blog:
www.agualento-isneldaweise.blogspot.com/ . Uma página muito especial.
Autora: ISNELDA WEISE
Editora: Nova Letra
Ano: 2004