Administração de José Crespo Gonzáles: 1969/1973” de Ari Mateus
“Sorocaba – Em tempos de Desenvolvimento – Administração de José Crespo Gonzáles: 1969/1973” de Ari Mateus
“De caráter técnico e apolítico, uma verdadeira História Administrativa de um período do Município de Sorocaba”. É com essas palavras que Ari Mateus justifica sua obra: “Sorocaba – Em tempos de Desenvolvimento – Administração de José Crespo Gonzáles: 1969/1973”. No entanto, Ari explica ser impossível em alguns momentos de seu livro, deixar de transparecer seu entusiasmo pelo grande homem público que focaliza.
Segundo Ari, a vida de José Crespo ganha notoriedade a partir da administração anterior de Armando Pannunzio, quando cuidara das finanças do município, detalhes que serão abordados na próxima obra de Ari Mateus, que falará sobre a gestão Pannunzio. Aliás, o autor pretende escrever uma coletânea sobre cada alcaide do Município, a fim de termos conhecimento do progresso e desenvolvimento de Sorocaba em suas respectivas épocas.
Creio que a História do Progresso de nossa cidade não poderia estar em melhores mãos, pois Ari Mateus é um grande historiador. Sorocabano, Bacharel e Licenciado em História, com Licenciatura curta e plena em Estudos Sociais e Pedagogia, sendo também professor catedrático com dez cursos na área de História pela USP. É titular das cadeiras de História Antiga e Didática Especial de História e Estudos Sociais, Coordenador do Departamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Atualmente é Membro do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Diretor da Turistrem, Membro da Associação Memória da Revolução Constitucionalista de 1932 em Sorocaba.
De volta à obra em questão, Ari infere que seu livro é um estudo e um registro histórico para que os nossos políticos, professores, estudantes, nossos jovens e a população em geral, possam conhecer melhor os homens que por aqui passaram e contribuíram para a história de Sorocaba.
O autor afirma que José Crespo teve uma campanha eleitoral limpa, sem apelações, apenas enfatizando seus trabalhos anteriores e metas de Administração. Já no governo, praticou o verdadeiro sentido da palavra equipe, conseguindo ser firme e enérgico, ao mesmo tempo em que tratava com respeito e carinho todas as pessoas.
Priorizou o desenvolvimento industrial e comercial, a educação em todos os níveis, as obras de urbanização, de saneamento básico, com destaque para esta última, que foi a Estação de Tratamento de Água do SAAE no Cerrado, considerada uma das principais obras que realizou e que proporcionou avanço em termos de qualidade de vida, reduzindo drasticamente o índice de mortalidade infantil, verminoses e outras doenças.
José Crespo foi também o primeiro prefeito Sorocabano que criou funções para a Primeira Dama, a esposa e professora Odilla Caldini Crespo, que foram as de amplo programa de desenvolvimento social.
Ari Mateus, através desta obra, convida o leitor a uma viagem pela História do desenvolvimento de nossa cidade na administração de José Crespo Gonzáles e como historiador e pesquisador imparcial, se coloca receptivo a informações e relatos sobre os demais prefeitos, a fim de compilar suas futuras publicações, pois afira que os estudos neste segmento são baseados em documentos de fonte primárias. (Douglas Lara)