Resenha - A China Sacode o Mundo (2006)

Livro lançado pela Editora Globo, contém 334 páginas (incluindo sumário, bibliografia, índice remissivo e notas), e foi escrito pelo jornalista do Financial Times James Kynge, que ganhou o prêmio de melhor livro de Negócios do ano pelo próprio Financial times em 2006.

Recomendo a compra e a leitura deste livro para aqueles que querem ter uma visão do crescimento da China visto de vários ângulos, como geralmente são os livros escritos por jornalistas (que cada vez mais ganham o meu respeito).

PS1: O livro contém muitos exemplos de vida (emocionantes) de chineses que saíram do interior rural e foram para a cidade. Contém também muitos assuntos sobre economia, história e política na China e no mundo. Só compre o livro se estes assuntos te interessarem.

PS2: O livro é demasiadamente longo. Acho que facilmente mais de 50 poderiam ter ficado de fora sem prejudicar o conteúdo.

PS3: Mais para o final do livro o autor apresenta algumas de suas ideologias, passando ao leitor a ideia de que a liberdade econômica, a democracia e a privatização de certos meios de produção da China (em especial é destacado o petróleo) farão muito bem para o país. Como jornalista, em boa parte do livro o autor conta aquilo que vê, sem ideologias. Porém, ao final do livro, fica claro que para ele, um pouco de neo-liberalismo não faria nada de mal ao gigante China.

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 27/10/2014
Reeditado em 31/10/2014
Código do texto: T5013268
Classificação de conteúdo: seguro