Resenha - Fonética e Fonologia no ensino da língua materna: modos de operacionalização

Rodrigues, Sónia Valente. Fonética e Fonologia no ensino da língua materna: modos de operacionalização. Encontro sobre Terminologia Linguística: das teorias às práticas. Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal, dias 12 e 13 de Setembro de 2005. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5405.pdf. Acesso em 04 de março de 2014.

O artigo de Sónia Valente Rodrigues foi publicado in Actas do Encontro de Terminologia Linguística: das teorias às práticas, realizado pela Secção de Linguística do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românticos no Anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal, sob a organização da Prof.ª Drª Isabel Duarte e Prof.ª Drª Olívia Figueiredo nos dias 12 e 13 de setembro de 2005.

Sónia Rodrigues possui Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses (1994), Mestrado em Linguística Descritiva – Variante A (1998), Doutorado em Linguística Descritiva Portuguesa (2007) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Cursos de formação em Língua Inglesa, pelo British Council e de Língua Italiana no Instituto Italiano de Cultura in Portogallo. Atuou como Docente das disciplinas Técnicas de Expressão e Comunicação (2005/2006), Linguística Aplicada (2002/2003), Linguística Portuguesa I (2000 a 2002), e como Supervisora Pedagógica também na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Além de integrante da Associação Portuguesa de Linguística (sócia nº 527) e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade do Porto (unidade ID 92/94).

O artigo baseia-se na análise de algumas propostas didáticas para se trabalhar conceitos fonéticos, fonológicos, variações e normalizações linguísticas que compõem a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), cujo objetivo é atuar de forma efetiva e eficiente no âmbito educacional, utilizando de forma indispensável e prioritária esses conceitos no processo de ensino-aprendizagem de língua materna.

A relevância dessa abordagem de Sónia Valente se dá na enfática necessidade de se superar algumas concepções preconceituosas baseadas na ideia de que existe uma série de problemas que dificultam o estudo de fonética e fonologia no ensino básico e secundário, como a noção ilusória e equivocada que remete a questão de serem conteúdos que não permitem ser estudados de forma instigante e não revelam grandes benefícios, bem como apresentar algumas reflexivas possibilidades de se integrar de forma apropriada a fonética e fonologia no ensino básico e secundário de língua materna.

O trabalho estrutura-se em três tópicos com alguns subtemas. No primeiro apresenta uma abordagem introdutória acera da importante função da fonética e fonologia no desenvolvimento da aprendizagem da ortografia, para que se possa relacionar adequadamente o som à representação gráfica, através de estudos que levam em consideração a fonética articulatória e a classificação dos sons para que se evite e retifique deslizes ortográficos e fonéticos. Compreende também a análise da homofonia, baseada na realização de alguns sons representados através de distintas formas gráficas, abordagens estilísticas, como aliteração, e o desenvolvimento da oralidade.

A autora alerta para a postura pouco expressiva da fonética e fonologia no processo educacional, em virtude de algumas conjecturas que inviabilizavam o processo de ensino-aprendizagem, entretanto a partir da Introdução da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) foi conquistando maior destaque em sua atuação.

O segundo ponto dedica-se aos modos de atuação, algumas análises reflexivas em relação à execução e adaptação da fonética e fonologia no ensino básico e secundário. Enumera também questões que diretamente se relacionam, como algumas observações no processo pedagógico-didático que se referem aos métodos de atuação que consideram o estímulo ao desenvolvimento de competências orais e escritas voltadas ao desenvolvimento natural e espontâneo da língua. Analisam duas possibilidades didáticas diferentes, o ensino de fonética e fonologia imposto nos programas de Língua Portuguesa, e as possibilidades ofertadas pela Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, ressaltando os traços que beneficiam ou dificultam o processo de ensino.

Trata-se de possibilidades didáticas que se moldam em fichas de análises direcionadas aos discentes para averiguação do estudo fonético e fonológico em relação à homofonia, aliteração e as características de variações linguísticas relacionadas à linguagem oral.

A homofonia baseia-se na não relação entre o som e a escrita, proporcionando uma maior possibilidade de correção de erros ortográficos, assim como através dessa distinção perceber o jogo de palavras incumbidas em textos publicitários e humorísticos. Se tratando da aliteração como recurso que reafirma o caráter auditivo da narrativa literária, e que melhor é compreendido quando se faz a distinção adequada entre som escrita. Na oralidade, tomando como base um método que valoriza a prática auditiva e a linguagem oral espontânea, objetivando o reconhecimento de características de entonação, salientando a diferença entre escrita e oralidade, de modos de falar e construções sintáticas diferentes.

Apresenta no desfecho do texto de forma sucinta, a consciência dos impedimentos para pôr em prática as propostas da TLEBS, e o grau de importância que seu funcionamento, traçando-se métodos didáticos que beneficiem o desenvolvimento, revigorando o ensino de Fonética e Fonologia integradas ao ensino de Língua Portuguesa.

Evidencia também a direta relação da fonética e fonologia com o domínio de conteúdos de outras áreas do conhecimento como gramatica, literatura e o desenvolvimento de habilidades de produção textual.

A problemática levantada por Sónia Rodrigues é indispensável para que se conheça a importante contribuição da fonética e fonologia para o ensino de língua materna, tal como a consciência das divergências que existem entre som e escrita, como a existência de algumas palavras em que na grafia se diferem, mas na pronuncia se assemelham consideravelmente.

Reforçando a concepção de que em situações que não se utilizam métodos de ensino adequados, voltados para tornar o conteúdo mais atrativo e enaltecendo a relevância de sua aplicabilidade no processo de ensino-aprendizagem, as falhas ortográficas tendem a atingir índices lamentáveis.

O conhecimento do conteúdo abordado nessa pesquisa é de interesse de graduandos, graduados, mestres e doutores em Língua Portuguesa, literatura e Pedagogia que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a fonética e fonologia. Seja na área linguística, gramatical, literária ou pedagógica, salienta-se, sobretudo a importância dessa leitura para a formação do futuro docente. Para que ele possa atuar de forma apropriada frente às arbitrariedades apresentadas no ensino de língua atrelado à fonética e fonologia, aperfeiçoando o ensino e a aprendizagem, principalmente nas séries iniciais. Assim como também é indicado a todos os interessados em desenvolver pesquisas e análises em torno das diversas questões fonéticas e fonológicas e de métodos de ensino discutidos pela autora na presente obra.

Isadora Cristiana Alves da Silva
Enviado por Isadora Cristiana Alves da Silva em 28/08/2014
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