Os Hotéis Literários

Resenha do livro Os Hotéis Literários

~ por Roberto Sombra ~

Título: " Os hotéis literários, viagem ao redor da Terra"

Título Original: Hôtels littéraires - voyage autour de la terre

Autora: Nathalie Heidsieck de Saint Phalle

Editora SENAC

Sinopse da editora:

"Seja em Zurique, na Europa, Ásia, Américas, ou África, este livro faz uma turnê mundial dos hotéis onde se hospedaram escritores famosos nos últimos dois séculos. A mística do hotel que ocupa um lugar privilegiado no imaginário ficcional. Por fazer parte das lembranças de viagens, podendo se tornar local de residência ou refúgio para escrever. O hotel também o palco de teatro de muitos dramas e paixões. Neles podendo-se encontrar a morte como TChekhov; a paixão, como em Lolita; fantasmas, como Julien Green ou Yeats; e ladrões como aconteceu com Mayakovsky e Zweig. Mais do que uma evocação de lugares, sua autora propõe uma viagem pela literatura, repleta de episódios por vezes nostálgicos, por vezes divertidos, mas sempre reveladores de concepções de vida e da arte".

---

Sobre a autora

---

Nathalie Heidsieck de Saint Phalle nasceu em 1958 e foi criada no meio da arte de vanguarda e do feminismo radical. Durante dez anos estudou arqueologia egípcia enquanto deslocava-se pelo Oriente - incluindo a Turquia, Irã e Iêmen - para satisfazer a sua paixão por viagens.

Considerada herdeira da geração beat, Nathalie é considerada uma heroína da literatura. E uma das primeiras ativistas dos direitos humanos internacional a interceder em favor das vítimas na ex Iugoslávia. Autora que foi do livro "Viagens Balkan", que serviu de ferramenta de conscientização para o conflito de Sarajevo: " Com o conflito na Bósnia, eu rapidamente vi a armadilha em que caiu Europa - dividir, jogar o jogo de seus inimigos - e isso eu não suportava".

Nathalie criou um hotel associativo ao pé do Vesúvio: associação Locus Solus.

Nome dado em homenagem ao poeta Raymond Roussel, precursor dos surrealismo. Hotel onde a regra era que cada visitante deixasse um livro ou obra de arte como sinal de sua passagem: " Imaginei acomodar minhas queridas almas e todos aqueles que têm a incapacidade de resistir às tentações".

Para complicar esta aventura ela decidiu fazer deste hotel a residência de um amigo sempre ausente - personagem imaginário chamado Robert Kaplan - cabendo aos seus amigos e convidados contar a vida deste personagem mítico, descrevendo o lugar e as circunstâncias do seu primeiro encontro com ele. Desta empreitada nasceu um manuscrito de mais de 500 páginas.

E aqui se a vida da autora fascina então seu livro traz memoráveis passagens de escritores famosos por hotéis ao redor do mundo.

Não aqueles hotéis que encantam pelo luxo mas por revelarem passagens íntimas na vida de importantes escritores: onde amores, filosofia de vida, realidade e fatos da época, se misturam a histórias pitorescas e até mesmo engraçadas: como a do dono do hotel, que para acabar com certa assombração em um quarto ali dentro, fez uma sessão espírita onde fechou um acordo com o fantasma para que deixasse seus hóspedes em paz.

---

Hotéis Literários é o tipo do livro para presentear seus amigos. Grande a chance dele se tornar o seu livro de cabeceira. Já que no geral traz as histórias de uma página, pitorescas e cheias ainda de conteúdo, ideais para não ir dormir sem lê-las.

Livro que conheci em seguida a decisão de morar em hotéis, sem ainda saber que, muitas vezes, o único fator que tornará inesquecível certas hospedagens - e o seu momento de vida - é a crônica que ela vai inspirar. Ironicamente quanto pior o atendimento no hotel então maior será a chance disso render uma boa história.

Sendo que um ano depois de comprar este livro já escrevi sobre a minha passagem por mais de meia dúzia de hotéis de arco da velha. Quando Hotéis Literários continua sendo meu livro de cabeceira e também meu talismã. Ao mostrar com suas histórias como fazer de um limão uma limonada literária.

Sei que, felizmente, ainda estou longe de chegar ao seu final, embora já me sinta parte ou capítulo desta obra, ou ela de mim.

Cine Astor
Enviado por Cine Astor em 31/07/2014
Reeditado em 26/06/2020
Código do texto: T4904417
Classificação de conteúdo: seguro