LIVRO - PRINCESA SANFRANCISCANA SAGA DOS CORONÉIS - HONORATO RIBEIRO DOS SANTOS

As palavras

As palavras dormem seu sono profundo

Como as pedras no seio das montanhas

Desperta-se e constrói com elas

A sua torre, bela e inabalável,

Que até os furacões respeitem,

Quando ruge, em redor,

A tormenta implacável.

As palavras dormem nos jardins do sonho,

Como sidéricas jazidas

Do regaço dos morros.

Desperta-se e faze com elas

Não armas mortíferas,

Instrumentos de dor,

Mas cordas de harpas

Que o brado vento vibre

Cantando canções de amor.

Domingos Paschoal Cegalla

Como a um passe de mágica, eis que acabo de receber mais uma nova obra do mestre Honorato Ribeiro dos Santos: O livro," PRINCESA SANFRANCISCANA SAGA DOS CORONÉIS". Mais um livro de história onde o Mestre mergulha no tempo psicológico e o transforma no tempo cronológico trazendo à tona uma sequência de fatos ocorridos no passado exarando-os com o fim único e específico de torna-los atemporais, ou seja, sempre vivos na memória das gerações, atual e futura.

Existem aspectos nos escritos do mestre Zé de Patrício que muito nos impressiona quando lidos com muita atenção. Neste livro, A Princesa Sanfranciscana Saga dos Coronéis, deparamo-nos com um jeito de narrar do mestre onde a narrativa e a descrição, que são feitas de maneira lúdica para prender o leitor, às vezes dão-nos a impressão de que o mestre narra descrevendo ou descreve narrando ou seja, a sutileza do mestre na maneira de escrever utilizando-se dos tipos de redação, (narração e descrição) numa dualidade onde ambas se fundem em um só sentido, mostra de antemão um estilo próprio e rico.

Verifica-se também, que em alguns momentos o mestre, como narrador onisciente, ás vezes dá uma de escritor intruso e também se utiliza da dissertação(dando opiniões ou citando opiniões de outrem) em alguns apartes. Ressalta-se que os escritos são todos eles, em sua maioria escritos em foco narrativo em terceira pessoa mas nos apartes o mestre também faz uso do foco narrativo em primeira pessoa. Mas tudo isso dentro de descorrimento sutil do mestre.

A obra é mais uma pérola do mestre Honorato Ribeiro dos Santos e como bem o disse a Mestra Edilma Cotrim da Silva, da Universidade do Estado da Bahia, A Princesa Sanfranciscana Saga dos Coronéis , verdadeiramente é uma obra para vislumbrar o descortinamento das formações sociais da atualidade.

Normalmente os escritos tradicionais da história são feitos de maneira fria, apenas dando a informação dos fatos ocorridos. No caso do Mestre Honorato Ribeiro dos Santos, podemos dizer que o mestre conta história e que os historiadores tradicionais apenas narram história. Quem já conhece os inúmeros textos do mestre, tanto nos livros publicados quanto nas publicações do Recanto das Letras, podem certificar a autenticidade do que estou falando. O mestre narra história, contando história e este tempero é a sua marca registrada.

Como Coronéis Contos Folclore e Lendas, que ler A Princesa Sanfranciscana navegará sem dúvida no tempo psicológico e no tempo cronológico, ao mesmo, fazendo uma viagem ao passado da saga que construiu a história de toda aquela região do médio São Francisco, como disse Leandro L.Teixeira: Mergulhará num universo das múltiplas culturas do imaginário popular dos habitantes de Carinhanha e região.

Agora, retorno ao poema,” As palavras” para sintetizar o mestre Honorato Ribeiro dos Santos. Ele acorda as palavras despertando-as e deixando-as acordadas para sempre através das suas obras magnificas. Os textos do mestre parecem ganhar vidas a cada digitação das palavras e é neste diapasão que o livro Princesa Sanfranciscana Saga dos Coronéis chegou às minhas mãos e ainda nem o terminei por completo e já estou completamente extasiado com esta leitura que me faz flutuar na memória e viajar até a região do São Francisco cuja história, como anônimo, faço parte dela. Vale a pena lê-lo e