Através do olhar
Pelas linhas de Olhinhos de Gato, espécie de narrativa autobiográfica dos primeiros anos de vida da grande escritora Cecília Meireles, vamos tomando conhecimento não apenas do universo particular da poetisa, como também da vida cotidiana daquela época, dos aspectos da cultura popular brasileira e do relacionamento da menina Cecília Meireles com as pessoas da sua família.
Olhinhos de Gato (a própria Cecília), relaciona-se com o mundo de forma singular, silenciosa, observando o comportamento dos adultos, a natureza e e os acontecimentos, fazendo descobertas e reflexões que guarda para si. Através do olhar da criança, entendemos como a autora, muito precocemente, aprendeu que a vida é fugaz e que todas as coisas vivas morrem, posto que ela perdeu a mãe ainda muito pequena, passando a ser criada pela avó.Em muitas passagens da narrativa, faz-se alusão à morte.
A narrativa do livro não é o que se pode chamar de prosa convencional. Antes, é uma longa poesia em prosa, cheia de lirismo e musicalidade, que toca a alma do leitor com sua sensibilidade invulgar, riqueza de detalhes e linguagem cheia de simbolismo.
Percorrendo as páginas, viajamos no tempo e voltamos a uma época em que se usava vestido de babados, andava-se de bonde e as crianças brincavam de roda na rua. Graças ao detalhismo de Cecília, conseguimos visualizar o Carnaval de rua, a maneira como se celebrava o Natal, as procissões religiosas, os vendedores ambulantes e os enterros de crianças.
Também temos contato com as superstições e crendices quando a autora fala em quebrantos, fazer figa, histórias sobre lobisomem, saci-pererê e almas do outro mundo e penetramos no mundo interior da criança quando lemos as passagens de seu relacionamento com a avó (Boquinha de Doce), a ama (Dentinho de Arroz), Maria Maruca e Có, chegando a sentir o seu medo de que todos os que ama partam de repente.
Enfim, ler Olhinhos de Gato nos põe em contato com os sentimentos da criança que foi Cecília Meireles,a qual, muito habilmente, fala com sinceridade e delicadeza sobre os momentos que marcaram o início da sua vida, contribuindo para a formação da grande artista das letras que ela viria a se tornar.