PASSOS PARA A INCLUSÃO
RAMOS, Rossana.Passos Para a Inclusão.5ª edição. Editora Cortez,2010. 64 pag.
Rossana Ramos é doutora pela PUC/SP na área de Língua Portuguesa, professora universitária e diretora da Escola Viva de Cotia. Há doze anos desenvolve em trabalho diferenciado na área de Educação. Com base na teoria construtivista, implantou em sua escola um projeto que visa à formação de crianças e adolescentes capazes de construir conhecimento, independentemente de qualquer rótulo que tenham, ou seja, respeitando as mais variadas formas e tempos de aprendizagem. Desse trabalho sério e prazeroso resultaram inúmeros registros que lhe deram o privilégio de tornar-se também uma escritora.
Num texto simples e de relatos impressionantes sobre a forma absurda de educação inclusiva no nosso país a autora nos prende do início ao fim com argumentos que nos remetem ao passado fazendo-nos entender e valorizar todo o caminho percorrido pelas pessoas com deficiência até aqui.
A autora faz um breve estudo da educação inclusiva no Brasil com a intenção de transmitir ao leitor os conhecimentos a cerca das dificuldades e conquistas que os deficientes passaram ( e passam) para obterem seus direitos reconhecido socialmente. Rossana dá algumas dicas, bastante objetivas, para facilitar o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais em classes regulares.
Traça um breve histórico sobre a triste realidade enfrentada pelos portadores de necessidades especiais, enfatizando que até por meados do ano de 1.800 nos Estados Unidos da América, eram chamados de deficientes e consideradas pessoas indignas de frequentar a educação formal, passando assim por um longo período de exclusão. Um dos pioneiros que introduziu o conceito de educação para as pessoas que possuíam alguma deficiência física ou mental foi o médico norte-americano Benjamin Rush.
Para Ramos ,com o passar do tempo houve algumas iniciativas que contribuíram para a evolução no que diz respeito às atividades para a educação dos portadores de necessidades especiais, que, no entanto, não foram tão significativas assim. Este processo evidentemente se concretizou com mais intensidade somente a partir do século XX, expandindo-se com mais amplitude nas escolas especiais, proporcionando a busca por uma educação de qualidade.
Relata a, ainda a grande contribuição de Jean Piaget que com sua psicologia e epistemologia genética ajudou na compreensão e no desenvolvimento dos portadores de deficiência mentais e físicos. Rossana preocupa-se ,ainda em usar o termo justo ao qual se referem os portadores de deficiência e apresenta em seu texto algumas nomenclaturas e suas respectivas siglas para tornar a leitura mais simples e prazerosa.
Finalmente, ela parte de sua experiência na Escola Viva de Cotia, que lhe serve de modelo para traçar os 10 passos para a inclusão, ilustrando os problemas abordados com exemplos e casos específicos. Ao final do livro, propõe algumas sugestões para o plano didático, com base nos passos citados.
Muitas das situações e atividades propostas pela autora se encaixam na Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, portanto senti falta de situações ou mesmo experiências envolvendo o ensino médio e seus conteúdos mais complexos.
Entendo que a ideia do livro é dar algumas orientações rápidas com o intuito de auxiliar o professor, não ser um mapa detalhado do caminho, mas acredito que principalmente nas sugestões para o plano didático, ela poderia se aprofundar, detalhar as atividades e sistematizar por disciplina.