Título: A coragem de confiar - o medo é o seu pior inimigo - Roberto Shinyashiki

Título: A coragem de confiar - o medo é o seu pior inimigo

Autor: Roberto Shinyashiki

Editora: Gente

Gênero: Psicologia

Páginas: 176

O livro A coragem de confiar - o medo é o seu pior inimigo mostra como somos inseguros diante de mudanças.

Ele nos mostra os medos mais frequentes das pessoas. E nos ajuda a identificar esses medos na nossa vida.

Mostra que camuflamos o medo em vários momento de nossas vidas e que não percebemos mais que é uma máscara. Ela se torna uma segunda pele e não a vemos mais quando olhamos no espelho.

A descrição que o autor dá para a importância da fé e da oração é tocante. Infelizmente o ser humano perdeu essa conexão com Deus que no passado era passada de pai para filho.

E podem acreditar que o poder de uma oração, quando é feita com o coração, a mente e a alma unidos, é incrível. Mas o que vemos hoje em dia são pessoas que oram apenas com a boca, e não praticam as orações, o autor acaba mostrando isso como um respaldo técnico, é que quem ama e confia.

A tríade da confiança (confiar em Deus, nas pessoas e em si mesmo) tem como base o amor. Acredito que essa deva ser a base para qualquer relacionamento entre pais e filhos, amigos, colegas de trabalho.

E foi o que Jesus nos pediu: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Os exercícios apresentados nos fazem refletir bastante a cerca de nossos medos. E o mais difícil de todos é aprender a amar.

O livro nos faz refletir sobre valores que estão presentes em nossa sociedade nos dias atuais. Para o autor, existe um sentimento angustiante muito grande dentro das pessoas e que as leva a questionar o que estão fazendo com suas vidas e qual o verdadeiro significado de tudo isso. O autor descreve como uma sensação de vazio que junta com uma crise no conjunto da vida social, na qual o trabalho é apenas um pedaço e que envolve a família, a relação entre as gerações e até mesmo a escola, uma espécie de conflitos entre valores.

O autor compara fatos históricos para explicar a origem do trabalho e o significado de certos comportamentos em relação ao trabalho, como a associação do trabalho como um castigo, um fardo ou uma provação. Essa associação começa no período do século II A.C até o século V com a formação da sociedade greco-romana, passando pelo mundo medieval em que a relação foi entre senhores e servos, o que podemos ver nas empresas de hoje em dia, mudando a relação de escravidão para servidão, e terminando com o mundo capitalista europeu que levou o trabalho escravo para fora da Europa. Países como Brasil e Estados Unidos foram todos construídos sob a lógica da exploração de um do outro.

O autor também apresenta a visão da filosofia grega em relação ao trabalho, na qual a definição de dignidade é a capacidade de dedicar-se ao pensamento e não as obras manuais, a tal ponto que, no mundo escravocrata da filosofia e da ciência gregas não se faziam trabalhos manuais. A humildade é colocada como um dos valores a serem resgatados pela sociedade. Reconhecer que não estamos sozinhos nesse mundo, e que devemos pensar em um senso maior de coletividade. Reconhecer que não sabemos tudo e que dependemos de outras pessoas para sobreviver. Reconhecer que se voce não sabe tudo, é levado a querer evoluir, a buscar novos conhecimentos, a se arriscar mais.

Vivemos com tanto medo de sofrer que nos fechamos numa concha (sou conhecido como uma ostra) e passamos e viver num mundo só nosso. E é na infância que aprendemos a conviver com esse medo. O medo de não ser amado o suficiente por nossos pais, o medo de não ser digno do amor de nossos pais.

São tantos medos que quando chegamos à fase adulta a máscara já está presa no seu rosto e te transforma numa pessoa que na verdade não existe.

Esse livro de Roberto Shinyashiki serve como um terapeuta particular. É o primeiro passo para a cura pois ao ler cada capítulo vamos nos dando conta do mal que o medo faz na nossa vida.

Não podemos deixar que o medo seja um companheiro constante da nossa caminhada. Temos que olhar para ele como sendo um aviso de que algo não está certo, mas precisamos impedi-lo de governar a nossa vida.

Realmente é preciso muita coragem para confiar.

E não deixe que o medo o impeça de ler esse livro pois ele irá mudar a sua vida.

Daniel Martines Viana Souza
Enviado por Daniel Martines Viana Souza em 10/01/2014
Código do texto: T4644145
Classificação de conteúdo: seguro